Cinco coisas que deve retirar imediatamente da bancada da cozinha
- 24/01/2026
Ter a cozinha organizada é meio caminho andado para conseguir trabalhar de forma mais eficiente neste espaço da casa. Assim, existe coisas que tem em cima da bancada que são desnecessárias e não fazem sentido algum. O melhor é deixá-los noutros locais para que não atrapalhem tanto.
O website Tasting Table falou com alguns especialistas para perceber como pode manter a cozinha bem organizada. Desta forma indicam as cinco coisas que tem a mais na sua bancada e que podem estar a fazer com que os trabalhos que aqui realiza, como cozinhar e preparar refeições, não aconteçam da melhor forma.
O que nunca deve deixar na bancada da cozinha
Kerrie Kelly, do Kerrie Kelly Studio, foi uma das especialistas que falaram sobre este tema e deixou dicas para ter a bancada da cozinha sempre organizada. Veja o que deve evitar.
Molhos e condimentos em duplicado
Quando produtos iguais acabam por se multiplicar na sua bancada da cozinha, é importante perceber que tem aqui um problema. "Limitar os condimentos e molhos visíveis cria uma cozinha mais calma e organizada, além de aumentar a eficiência. Quando o seu espaço de trabalho está cheio, precisa de interromper as suas tarefas com frequência para reorganizar e criar mais espaço”, conta Kerrie Kelly.
Leia Também: O truque com bicarbonato de sódio que acaba com a humidade nas janelas
Suporte cheio de utensílios de cozinha
Esta situação acaba por trazer poluição visual e atrapalhar as suas tarefas diárias na cozinha. “Quando muitos utensílios disputam espaço, fica mais difícil agarrar rapidamente o que precisa. Para uma organização mais intencional, ter cinco a sete utensílios de uso frequente é o número ideal. Outro tipo de opções devem ser guardadas nas gavetas.”
Guardar compras de alimentos
“Latas grandes, sacos com marcas e embalagens em excesso interrompem a visibilidade e desviam a atenção do design em geral.” Tudo o que não precisa deve ser colocado na despensa.
Cartas de correio
“A desordem de papéis transforma rapidamente as bancadas em depósitos de tudo e prejudica a funcionalidade quanto o design. A proximidade com pingos e outros alimentos também faz das bancadas um local inadequado para guardar correspondências em papel.”
A solução com vinagre para deixar o forno impecável e como novo
O website Tom’s Guide partilhou uma solução bem simples com vinagre de limpeza para que fique com o forno sem a habitual gordura. Pode já se ter deparado com outros truques e aqui tem mais um que pode experimentar.
A solução que apresentam é com vinagre branco de limpeza. Deixam a indicação que não remove queimados e sujidade incrustada, só mesmo a gordura e a sujidade habitual. Assim, para começar, só tem de fazer uma espécie de um banho maria com este líquido.
Pré-aqueça o forno nos 180 graus e coloque uma travessa com água e uma chávena a meia chávena de vinagre. Coloque no centro do forno e verifique até que esteja a ferver. Deixe durante 30 minutos e retire a travessa do interior.
Espere uns minutos até que esteja mais frio e retire a sujidade com um pano de microfibra ou uma esponja humidade. Se não gostar muito do cheiro, pode juntar umas gotas de limão para tornar o aroma mais cítrico.














