Cimeira Global de Investimento em África de 2026 será em Luanda

  • 03/02/2026

João Lourenço disse - na cerimónia de lançamento da Cimeira Global de Investimento em África, iniciativa que decorre à margem da Cimeira Mundial de Governos, nos Emirados Árabes Unidos - que o evento é um momento de mobilização coletiva para reafirmar que África está preparada para explorar novas formas de atração de capital global.

 

O também presidente em exercício da União Africana, já em fim de mandato, disse que se assiste a uma grande mudança de paradigma sobre como atrair investimento para África, tendo presente a necessidade de o continente africano desbloquear o valor dos seus ativos soberanos para acelerar o desenvolvimento e crescimento e alcançar a Agenda 2063, a "África que Queremos".

"As tendências recentes nos alinhamentos e realinhamentos geopolíticos globais enviam um sinal muito importante para África: o continente deve desenvolver-se através da disciplina nos investimentos. O nosso continente, com 40% das reservas globais de minerais, metais e elementos raros, detém a chave para a transição energética global, especialmente para a geração de energia renovável e para os minerais necessários para os sistemas de armazenamento de energia em baterias e veículos elétricos", disse João Lourenço.

Segundo o Presidente angolano, o gás natural de África pode alimentar os sistemas energéticos em todo o mundo e as suas florestas e a biodiversidade tornam a natureza parte do saldo global de recursos para o desenvolvimento.

"África deve cada vez mais aproveitar estes ativos soberanos, monetizando-os para desbloquear valor. É precisamente isso que a Cimeira Global de Investimento em África vai apoiar os países africanos a fazer", sublinhou.

O chefe de Estado angolano realçou que esta iniciativa representa uma ponte institucional que, bem estruturada, ligará África aos investidores globais de modo seguro, sustentável e mutuamente vantajoso.

"A Cimeira Global de Investimento em África trabalhará com os países africanos para oferecer aos investidores essa previsibilidade, com regras estáveis, regimes de incentivos transparentes e contratos respeitados", destacou.

Relativamente a Angola, João Lourenço enumerou as reformas estruturais "de grande impacto económico e social" em curso no país, apelando ao trabalho conjunto através da Cimeira Global de Investimento em África, para a construção de um "futuro que proporcione um impacto duradouro" para os povos e para o mundo.

A cimeira conta com a presença de mais de 30 chefes de Estado e de Governo de todos os continentes, mobilizando mais de 6.000 delegados, incluindo aproximadamente 500 ministros de pelouros diversos.

Leia Também: Angola. Tribunais devem ser "guardiões vigilantes" dos direitos humanos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932274/cimeira-global-de-investimento-em-africa-de-2026-sera-em-luanda#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes