Cientista alemã da Católica recebe bolsa para estudar leucemias infantis

  • 20/01/2026

Citada em comunicado hoje divulgado pela Universidade Católica Portuguesa, a investigadora refere que o seu trabalho "centra-se em compreender como as células sanguíneas se desenvolvem no embrião e de que forma este conhecimento pode ser utilizado para prevenir a transformação patológica das células do sangue e para desenvolver futuras estratégias terapêuticas".

 

"A formação do sangue nos adultos está relativamente bem compreendida: ocorre na medula óssea e depende de células estaminais sanguíneas. Em contraste, o desenvolvimento embrionário do sangue começa mais cedo, no saco vitelino, e ocorre inicialmente sem células estaminais clássicas", disse Nina Schmolka à Lusa.

Justificando a relevância do seu trabalho, a investigadora salientou que "estudos recentes demonstraram que a maioria das leucemias em crianças muito pequenas, incluindo bebés com menos de dois anos, tem frequentemente início antes do nascimento, durante a gravidez".

"Estas alterações precoces incluem modificações genéticas que fazem com que células sanguíneas normais se tornem cancerígenas. Como a nossa investigação analisa os processos moleculares que controlam o desenvolvimento precoce do sangue, pretendemos identificar novas vias biológicas que, no futuro, possam ser alvo de terapias para tratar a leucemia infantil", sublinhou, assinalando que "estas mesmas vias poderão também ser relevantes para determinadas formas de leucemia em adultos".

A investigação de Nina Schmolka pretende "identificar vias que, quando desreguladas, conduzem a leucemias infantis precoces" ou que possam ser aplicadas para melhorar a geração 'in vitro' de células estaminais hematopoiéticas, células presentes na medula óssea, no sangue periférico e no sangue do cordão umbilical que têm a capacidade de se transformar em todos os tipos de células do sangue, sendo por isso importantes para a regeneração do sistema sanguíneo e imunológico e para o tratamento de doenças como leucemias (cancros sanguíneos).

"Atualmente, muitos doentes dependem de transplantes de medula óssea de dadores compatíveis. No futuro, a produção de células estaminais do sangue em laboratório poderá ajudar a ultrapassar a escassez de dadores e os problemas de compatibilidade imunológica", afirmou a cientista do Centro de Investigação Biomédica da Católica.

Nina Schmolka vai receber anualmente 50 mil euros durante cinco anos e espera começar a trabalhar no novo laboratório no outono.

A bolsa atribuída pela Organização Europeia de Biologia Molecular é cofinanciada em Portugal pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (que se fundiu recentemente com a Agência Nacional de Inovação dando origem à nova Agência para a Investigação e Inovação).

[Notícia atualizada às 15h08]

Leia Também: Pureza deseja "que muita gente vote" e "em plena consciência"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2922749/cientista-alema-da-catolica-recebe-bolsa-para-estudar-leucemias-infantis#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes