Ciclo de feiras do queijo Serra da Estrela está quase a começar em Seia
- 12/02/2026
A 49.ª edição da feira dedicada ao queijo da Serra começa no sábado e prolonga-se até terça-feira de Carnaval, com mais de uma centena de expositores no mercado municipal de Seia e área envolvente, numa organização do município.
"O evento afirma-se como referência nacional na valorização do queijo e de toda a sua fileira, desde a produção com denominação de origem protegida (DOP) ao fabrico industrial, num concelho que é o maior produtor nacional de queijo de ovelha", refere a Câmara Municipal, numa nota enviada à agência Lusa.
A feira vai congregar produtores, pastores, queijeiras, empresas e várias entidades ligadas ao setor, "mostrando a vitalidade de um setor profundamente enraizado no território, gerador de riqueza, criação de emprego e com forte impacto na economia regional e nacional".
Durante quatro dias será possível comprar diretamente ao produtor, experienciar saberes e provar sabores característicos desta época do ano na Serra da Estrela.
A produção do maior queijo de ovelha de Seia, na segunda-feira, a partir das 14:00, é um dos momentos altos do certame e vai envolver vários produtores do concelho.
Leia Também: Onde almoçar ou jantar? 18 grandes novidades que tem de experimentar
O queijo produzido na edição de 2025 será servido na cerimónia de abertura da feira senense, programada para as 10:00 de sábado.
Provas de vinhos do Dão, mostra de azeites, um concurso de ovinos e caprinos, organizado pela ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela), demonstrações de ordenha e tosquia e uma mostra do cão Serra da Estrela, pela LICRASE (Liga dos Amigos e Criadores do Cão Serra da Estrela), são outras atividades agendadas.
A feira do queijo de Seia contará ainda com animação musical, uma caminhada, um passeio de bicicletas elétricas, sessões de 'showcooking", demonstrações de fabrico tradicional de queijo e enchidos, uma mostra de artesanato e tasquinhas.
Para os mais pequenos funcionará a Quinta do Pastor, "um espaço de contacto direto com o mundo rural", adianta a organização.
Esta sexta-feira (09:30) realiza-se a conferência "Lã: de resíduo a recurso. Como fechar o ciclo?", no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia.
Coordenada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, a conferência vai contar com a participação do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, do presidente da Assembleia Geral da Rede de Aldeias de Montanha, Jorge Brito, da investigadora e empreendedora Rosa Pomar e de representantes da ANCOSE e do CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património).
"Com mais de uma centena de expositores, a Feira do Queijo Serra da Estrela constitui uma oportunidade única para adquirir produtos diretamente ao produtor e viver quatro dias de celebração, autenticidade e excelência, afirmando Seia como território de produção, conhecimento e identidade", realça a autarquia.
Celorico da Beira, de 20 a 22 de fevereiro, é o município que se segue no roteiro das feiras de queijo Serra da Estrela.
Outros certames dedicados a esta iguaria vão ter lugar em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, nos dias 21 e 22 de fevereiro, e em Tábua, no distrito de Coimbra, de 28 de fevereiro a 01 de março.
O queijo Serra da Estrela também será 'rei' em Penaverde (Aguiar da Beira, distrito da Guarda), a 01 de março, em Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), nos dias 07 e 08 de março, e Gouveia (distrito da Guarda), em 14 e 15 de março.
Como habitualmente, o clico termina em Fornos de Algodres (distrito da Guarda), cuja feira do queijo Serra da Estrela decorre de 20 a 22 de março.














