Chuva provocou danos, mas bacia de retenção da Várzea evitou inundações

  • 07/02/2026

"A saturação dos solos levou à acumulação de água à superfície, causando inundações pontuais em campos e arruamentos, bem como a degradação do pavimento, com buracos ocultos por lençóis de água e riscos acrescidos para a circulação rodoviária", disse à agência Lusa José Luís Bucho, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, salientando que os maiores problemas têm ocorrido na zona de Azeitão.

 

"Não é altura para reparar estradas, mas é fundamental sinalizar e apelar à prudência", referiu, sublinhando a necessidade de os condutores respeitarem os limites de velocidade nas zonas condicionadas.

Este responsável destacou o papel da bacia de retenção da Várzea, que se encontra atualmente com cerca de 30% da sua capacidade, apesar da quantidade de precipitação registada.

"Está a corresponder plenamente à nossa expectativa e a reter as águas provenientes das ribeiras do concelho", disse.

"Sem essa infraestrutura, as ribeiras já teriam transbordado e a zona da Baixa poderia estar completamente inundada", sublinhou José Luís Bucho.

Apesar do mau tempo que se regista desde o passado dia 28 de janeiro, a Proteção Civil registou apenas um desalojado no concelho, um homem residente em Azeitão, que ficou sem o telhado da sua habitação devido à intempérie, tendo sido acolhido temporariamente na Pousada da Juventude de Setúbal e, posteriormente, encaminhado para um lar, em articulação com os serviços sociais municipais.

O coordenador da Proteção Civil Municipal salientou ainda que persistem problemas no fornecimento de energia elétrica em algumas zonas de Setúbal, com falhas devido a avarias nas redes exteriores.

O município de Setúbal tem no terreno mais de 100 operacionais, entre bombeiros voluntários e sapadores, serviços municipais, trabalhadores das juntas de freguesia e dos serviços municipalizados, que continuam a tentar responder ao maior número possível de ocorrências relacionadas com o mau tempo.

As zonas mais críticas incluem áreas florestais e estradas, designadamente a estrada entre a zona da Restinguinha e a praia da Figueirinha, onde caíram mais de 200 árvores, prevendo-se que os trabalhos de limpeza e estabilização se prolonguem por várias semanas.

Como medida preventiva, a Proteção Civil decidiu encerrar temporariamente os cemitérios do concelho, devido à presença de árvores de grande porte (ciprestes) que necessitam de avaliação técnica, face ao risco de queda.

 Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Proteção Civil alerta para acidentes a reparar telhados e pede prevenção

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935045/chuva-provocou-danos-mas-bacia-de-retencao-da-varzea-evitou-inundacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes