Chuva dá tréguas na próxima semana, mas prevê-se descida da temperatura
- 14/02/2026
Depois da passagem de seis tempestades – Ingrid, Joseph, Kristin, Leonard, Marta e Nils – por Portugal continental, a chuva dará, finalmente, tréguas. Ainda assim, e de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a semana de 16 a 22 de fevereiro, registar-se-á uma descida da temperatura, particularmente da mínima.
"Na próxima semana espera-se mudança no estado do tempo, com diminuição significativa da precipitação. O regime de tempo que vigorou desde a terceira semana de janeiro até ao fim da segunda semana de fevereiro, que levou à nomeação de seis tempestades (Ingrid, Joseph, Kristin, Leonard, Marta e Nils) que afetaram severamente o território do Continente, vai passar para um regime de maior influência anticiclónica", detalhou o IPMA, num comunicado divulgado na sexta-feira.
O organismo especificou que "o anticiclone dos Açores irá posicionar-se na região entre os Açores, Madeira e o Continente", o que levará à criação de "um regime de alternância: dias sem precipitação e dias com precipitação".
Em concreto, o IPMA prevê que, nos dias 16, 19 e 20, ocorra "a passagem de sistemas frontais de atividade moderada", que darão azo a uma "precipitação mais significativa a norte do sistema Montejunto - Estrela e em especial no Minho e Douro Litoral".
"Espera-se também queda de neve nas terras altas do Norte e Centro. Nestes dias, o vento soprará do quadrante Oeste, por vezes forte e com rajadas, nas terras altas e no litoral Oeste", advertiu.
A entidade indicou também que é esperada uma descida da temperatura, em particular da mínima, que deverá acentuar-se no final da semana. Aliás, as previsões apontam para "valores mínimos próximos ou inferiores a 0°C, em muitos locais do interior Norte e Centro".
E no Carnaval?
Em linha com a previsão semanal, o IPMA deu conta de que, no período do Carnaval, "o anticiclone deverá estabilizar a sua posição na região dos Açores, estendendo-se em crista para a Península Ibérica e forçando o deslocamento para norte da passagem de ondulações de superfícies frontais".
Significa isto que, "nas regiões Norte e Centro, o céu vai apresentar-se, em geral, pouco nublado no sábado, aumentando a nebulosidade nos dias seguintes". Esperam-se ainda "períodos de chuva, em geral fraca", que serão mais frequentes no Minho e Douro Litoral, entre a tarde de domingo e a manhã de terça-feira. Além disso, a descida da temperatura mínima na madrugada de domingo poderá levar à formação de gelo ou geada no Interior.
A Sul, o céu deverá estar pouco nublado, à exceção do período da manhã. Há ainda a "possibilidade de precipitação fraca no Alto Alentejo, mais provável durante a manhã de segunda-feira".
"Segunda e terça-feira deverá haver condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal", complementou o IPMA, que indicou ainda que "o vento predominará do quadrante Oeste ao longo deste período, soprando fraco a moderado, sendo por vezes forte nas terras altas".
A temperatura, por seu turno, sofrerá "pequenas oscilações". Em concreto, a temperatura máxima "deverá apresentar valores entre 14 e 16°C no litoral Oeste e região Sul, podendo atingir 18°C em Faro, e valores entre 7 e 12°C no interior Norte e Centro".
Já a mínima variará entre 5 a 10°C. Contudo, as madrugadas serão mais frias, esperando-se valores entre 0 e 5°C no interior Norte e Centro, no sábado e domingo.
Recorde-se que o Carnaval é celebrado na terça-feira, dia 17 de fevereiro, mas os festejos começam no fim de semana anterior à data oficial.
Leia Também: Mau tempo. PSP alerta idosos para ocorrência de burlas













