Chuva (continua) sem dar tréguas. Como vai estar o tempo amanhã?
- 11/02/2026
Desde há duas semanas que Portugal é assolado pelo mau tempo. Várias regiões do país foram profundamente afetadas com a passagem da depressão Kristin e, agora, o país está a braços com inundações em várias regiões. Certo é que a chuva não vai dar tréguas nos próximos dias. Mas, como é que vai estar o tempo amanhã?
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu apresentar-se-á muito nublado, "aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde".
Os aguaceiros serão "mais frequentes no litoral das regiões Norte e Centro até ao fim da manhã". Haverá ainda "períodos de chuva a partir do fim da tarde, que poderá ser por vezes forte" nestas duas regiões.
Há ainda a possibilidade de "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela".
Quanto ao vento, deverá soprar "fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas e, no fim, do dia na faixa costeira ocidental".
Vai ainda registar-se um "pequena descida da temperatura mínima".
Note-se ainda que entre o final da tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, Portugal continental será atravessado por "um sistema frontal associado a uma região depressionária centrada a norte da Península Ibérica", que "no seu deslocamento para Espanha (...) que dará origem à depressão Oriana".
"Esta depressão não irá afetar Portugal continental diretamente uma vez que o seu desenvolvimento já se fará em território espanhol", sublinhou.
De recordar que, na sequência do mau tempo, que tem assolado o país há já a registar 16 vítimas mortais.
"Pequeno desagravamento", mas risco continua
Esta quarta-feira, o comandante nacional da Proteção Civil alertou que, apesar de se prever um "pequeno desagravamento" das condições meteorológicas, nomeadamente da precipitação, a situação hidrológica irá manter-se crítica, com risco de cheias e derrocadas.
"Iremos ter elevadas escorrências e elevadas afluências a todos os cursos de água nas zonas que têm sofrido o principal impacto por esta precipitação e, portanto, todos os rios que estão neste momento em condição de inundações irão manter essa condição, afirmou Mário Silvestre, durante a conferência de imprensa na sede em Carnaxide.
Referiu ainda que está previsto "um pequeno desagravamento nas condições meteorológicas", nomeadamente da precipitação, mas que se prevê um novo agravamento na sexta-feira.
[Notícia atualizada às 23h47]















