Chumbos na inspeção? Análise mostra impacto da idade do carro

  • 04/12/2025

A Associação Alemã para a Inspeção Técnica (TÜV) analisou o desempenho dos veículos nas inspeções periódicas obrigatórias e concluiu que a idade tem peso nos resultados.

 

O relatório diz respeito à avaliação de cerca de 9,5 milhões de inspeções a automóveis de passageiros entre julho de 2024 e junho deste ano, com 216 tipos de viaturas diferentes - incluindo 100 por cento elétricas.

A conclusão, escreve o ADAC, é que mais do que um em cada cinco carros falhou a inspeção ao apresentar defeitos considerados significativos ou mesmo perigosos. É um aumento de 0,9 por cento face ao ano anterior. Também subiu a proporção de defeitos ligeiros.

A análise mostra que a idade da viatura aumenta a probabilidade de esta ter algum defeito grave aquando da inspeção. Cerca de um em cada dez carros falha ao fim de cinco anos, enquanto depois de 15 anos praticamente um em cada três é reprovado.

O documento escreve também: "Há diferenças consideráveis dependendo do modelo e da idade. Nos veículos de dois e três asnos, entre 2,9 e 17,3 por cento dos modelos já tinham falhas significativas. No grupo etário de veículos com quatro a cinco anos, os rácios de defeitos oscilam entre 4 e 21,5 por cento".

Entre os milhões de automóveis avaliados, cerca de 12.000 foram considerados "inseguros para o uso em estrada" e perto de 90 por cento dos mesmos tinham, pelo menos, dez anos de idade. A TÜV informa que "o rácio de falhas pode crescer até 40,4 por cento".

Entre as falhas detetadas pelas entidades responsáveis, há algumas que são perigosas - incluindo fugas nas linhas de travões, componentes da direção soltos e até amortecedores danificados.

Neste relatório, o carro que menos falhou na inspeção foi o Mazda 2, com apenas 2,9 por cento das unidades com dois a três anos a revelarem "defeitos significativos". Joachim Bühler, diretor de gestão da TÜV, explicou que este carro nipónico fica abaixo da média mesmo ao envelhecer.

A inspeção de elétricos

Os problemas mais comuns na inspeção de automóveis elétricos são ao nível dos sistemas de tração e até nos travões. Citado pelo ADAC, Bühler justificou: "As suspensões dos eixos sofrem com o peso alto da tração e das baterias e os travões raramente são usados devido à travagem regenerativa. Isto pode levar a defeitos nos discos de travão e há um risco de desempenho de travagem reduzido".

Com um rácio de defeitos de 17,3 por cento, o Tesla Model Y ficou na cauda de uma tabela que avaliou 110 viaturas com dois a três anos. As suspensões, discos de travão e iluminação foram os principais elementos afetados nos carros do fabricante liderado por Elon Musk.

A lista é encabeçada pelo Mini Cooper SE, com apenas 3,5 por cento, seguindo-se o Audi Q4 e-tron (quatro por cento) e o Fiat 500e, que fecha o top três com um rácio de 4,2 por cento.

Como aprovar o carro na inspeção sem problemas

Como aprovar o carro na inspeção sem problemas

A Inspeção Periódica Obrigatória pode ser uma preocupação para os proprietários dos veículos, mas pode apresentar o seu carro para ser inspecionado sem receios de reprovar.

Notícias ao Minuto | 13:33 - 02/06/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2899408/chumbos-na-inspecao-analise-mostra-impacto-da-idade-do-carro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes