Chumbada proposta do Chega considerada inconstitucional por Comissão

  • 20/11/2025

Nas votações que decorrem esta tarde na comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) da especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foi votada e chumbada a proposta do Chega que pretendia proibir a atribuição de verbas públicas para a construção de mesquitas, com a abstenção do CDS-PP e PAN, o voto a favor apenas do proponente e contra dos restantes partidos.

 

Esta manhã, a Comissão de Assuntos Constitucionais tinha aprovado um parecer que considerava inconstitucional esta proposta do Chega e, já depois da votação e chumbo da mesma, o PS, pela voz do deputado Miguel Costa Matos, levantou a questão para que não fosse aberto este precedente e o tema fosse discutido em reunião da comissão.

"Recordo que a nossa competência nesta fase é apenas de admitir ou não a proposta nos termos do artigo 120.º do Regimento. A admissibilidade não é um juízo de constitucionalidade material. Não cabe a esta comissão substituir-se ao plenário nem ao Tribunal Constitucional no controlo substancial das normas", referiu o presidente da COFAP, o deputado do Chega Rui Afonso.

Segundo o presidente da COFAP, "só pode haver recusa quando existe a violação direta evidente irremediável", o que considera que não acontece de "forma automática pela mera existência de um parecer técnico".

"Importa também salvaguardar o princípio democrático, o pluralismo parlamentar e o direito de iniciativa legislativa dos deputados que a Constituição protege. Impedir o debate seria transformar um parecer jurídico num mero veto administrativo, retirando ao Plenário e ao Tribunal Constitucional o papel que lhes pertence", defendeu.

Assim, Rui Afonso decidiu admitir a votação da proposta, que acabou rejeitada, "com a referência expressa ao parecer negativo da Comissão de Assuntos Constitucionais", considerando que foi garantida "assim a maior transparência e escrutínio democrático". 

Pelo PSD, Alberto Fonseca fez uma intervenção dos mesmos moldes do PS e pediu que o tema seja debatido numa próxima reunião de mesa e coordenadores.

Pelo Chega, partido proponente, Pedro Pinto acusou PS e PSD de terem tentado impedido "iniciativas legislativas de serem votadas nesta comissão".

A Comissão de Assuntos Constitucionais considerou hoje inconstitucional uma proposta do Chega de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 que pretende proibir a atribuição de verbas públicas para a construção de mesquitas, com o voto contra apenas do proponente.

A 1.ª Comissão reuniu-se esta manhã, antes do arranque da discussão e votação do Orçamento do Estado para 2026, e aprovou um parecer, elaborado pelo deputado social-democrata Francisco José Martins, que conclui pela não conformidade da proposta do Chega com a Constituição da República.

O parecer foi aprovado por PS, PSD, PCP, Livre e JPP, tendo merecido o voto contra do Chega e a abstenção do CDS-PP.

O documento refere que a proposta do Chega faz "uma discriminação explícita com base na confissão religiosa" e "consagra uma desigualdade de tratamento arbitrária e irrazoável", violando os "princípios constitucionais da igualdade e da liberdade religiosa, de forma insanável".

Por isso, a comissão concluiu que a proposta "não reúne os requisitos" para ser admitida à discussão e votação no âmbito do Orçamento do Estado para 2026.

Leia Também: Considerada inconstitucional proposta para proibir verbas para mesquitas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2891697/chumbada-proposta-do-chega-considerada-inconstitucional-por-comissao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes