Chinesa Nio prevê ter lucros pela primeira vez

  • 06/02/2026

Pela primeira vez desde que foi fundada em 2024, a Nio espera ter lucros, apontando para um valor que pode atingir o equivalente a 86 milhões de euros. No ano passado, continuou a sua expansão, chegou a Portugal e também viu a sua marca Firefly a lançar o primeiro modelo.

 

Num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotado, o fabricante automóvel indicou que o lucro do quarto trimestre de 2025 deverá situar-se entre 200 e 700 milhões de yuan (entre 24 e 86 milhões de euros).

A Nio apresentou ainda uma métrica alternativa e ajustada que elevaria o resultado positivo para cerca de 1,2 mil milhões de yuan (147 milhões de euros), o que contrastaria com perdas de cerca de 5,54 mil milhões de yuan (677 milhões de euros) no mesmo período de 2024.

A empresa atribui a evolução ao crescimento das vendas - que aumentaram quase 72 por cento em termos homólogos no quarto trimestre, para cerca de 125 mil veículos -, à otimização das margens e às iniciativas para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.

Em todo o caso, não se espera que a empresa publique os resultados finais auditados antes de março.

Após a divulgação da notícia, as ações da Nio em Hong Kong subiram 7,22 por cento durante a sessão da manhã.

Existem cerca de 50 empresas que fabricam veículos elétricos na China, o maior mercado mundial, mas apenas um punhado delas - como a BYD, a Xiaomi ou a Leapmotor - conseguiram apresentar lucros, uma meta cada vez mais difícil devido ao excesso de produção e às guerras de preços no setor para atrair clientes perante a fraca procura interna.

As vendas de elétricos caíram mais de 42 por cento entre dezembro e janeiro, depois de as autoridades terem reduzido os incentivos fiscais à compra. Os analistas preveem que 2026 será marcado por uma menor procura, após anos de expansão vertiginosa, impulsionada em parte pelo apoio governamental, também sob a forma de subsídios.

Chinesa NIO estreia-se em Portugal com um trio de automóveis

Chinesa NIO estreia-se em Portugal com um trio de automóveis

Mais um fabricante automóvel chinês entra no mercado de Portugal. É a NIO, que chega ao país através do Grupo JAP e começa as suas operações com três carros totalmente elétricos.

Notícias ao Minuto | 20:00 - 24/11/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2934116/chinesa-nio-preve-lucros-pela-primeira-vez#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes