China vendeu mais de um terço dos automóveis de todo o mundo
- 06/02/2026
A China é um mercado fulcral para os construtores automóveis, e os números mostram bem o porquê. Mais de um em cada três veículos de todo o mundo foram vendidos naquele país.
É uma conclusão à qual se chega considerando os números da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA), citados pelo Car News China. No ano passado, foram vendidos 34,35 milhões de automóveis no território chinês. É um aumento de nove por cento face a 2024.
Em todo o mundo, foram vendidas 96,47 milhões de viaturas. Ou seja, a China representa 35,6 por cento das vendas globais - que aumentaram cinco por cento. A tendência de domínio, com uma quota de mercado acima dos 30 por cento, tem-se verificado consecutivamente desde 2022. E é bom relembrar: para além dos veículos vendidos internamente, os construtores chineses estão cada vez mais presentes noutros países - quer com produção local, quer com importação desde a China.
Em segundo lugar, veem os Estados Unidos da América, com 16,72 milhões de automóveis vendidos, enquanto a Índia ocupa o terceiro lugar. O top cinco é fechado pela Alemanha, com 3,16 milhões de veículos comercializados em 2025 - 3,2 por cento de quota de mercado global.
Toyota na frente
Em termos de marcas, a liderança é do grupo Toyota, com 10,8 por cento de quota de mercado em todo o mundo - contra os 8,9 por cento do Grupo Volkswagen. Segue-se a Hyundai/Kia com 7,4 por cento.
O mais bem posicionado dos fabricantes chineses é a BYD, em quinto, representando 5,4 por cento das vendas automóveis globais em 2025. Ainda entre os dez primeiros estão as americanas General Motors em oitavo e Ford em nono.














