China promete medidas "fortes" para estimular o consumo interno até 2030

  • 20/01/2026

"A economia enfrenta atualmente um desequilíbrio entre uma oferta robusta e uma procura fraca", admitiu Wang Changlin, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), o principal órgão de planeamento económico da China, em conferência de imprensa.

 

A comissão vai elaborar um "plano de implementação da estratégia de expansão da procura interna para 2026-2030. O objetivo é criar nova procura através de uma nova oferta e introduzir medidas fortes e inovadoras", sublinhou o responsável.

Impulsionada por exportações recorde, a segunda maior economia mundial registou um crescimento de 5% em 2025, segundo dados oficiais divulgados na segunda-feira, cumprindo assim a meta anual fixada pelo Governo.

Este crescimento, no entanto, esconde uma persistente falta de confiança por parte dos consumidores, que, segundo vários economistas, não dá sinais de recuperação no curto prazo.

O novo plano quinquenal chinês para o período de 2026-2030, atualmente em fase de elaboração e cuja adoção está prevista para março, deverá incluir medidas para responder a esta situação.

A crise da dívida no setor imobiliário, que provocou uma queda acentuada nos preços das habitações, afastou nos últimos anos muitos potenciais compradores, com impactos significativos em várias áreas da economia chinesa.

A situação é agravada por fatores demográficos, com uma população a envelhecer e em declínio, o que limita as perspetivas de recuperação do consumo.

Vários indicadores económicos recentes confirmam a dimensão do desafio enfrentado pelas autoridades chinesas.

Em dezembro, as vendas a retalho aumentaram apenas 0,9% em termos homólogos, segundo dados oficiais divulgados na segunda-feira.

Trata-se do ritmo mais fraco desde o final de 2022, altura em que a China começou a abandonar a sua rigorosa política de "covid zero", que travou significativamente a atividade económica.

Leia Também: Preços das casas novas caem em dezembro na China pelo 31.º mês

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2922522/china-promete-medidas-fortes-para-estimular-o-consumo-interno-ate-2030#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes