China promete manter apoio a Cuba "dentro das suas capacidades"

  • 27/01/2026

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Guo Jiakun, expressou hoje a "profunda preocupação" de Pequim e a sua "firme oposição" às medidas de Washington, às quais instou a pôr fim "imediatamente", considerando que "violam o direito internacional" e "minam a paz e a estabilidade regional".

 

"Pedimos à parte norte-americana que deixe de privar o povo cubano do seu direito à sobrevivência e ao desenvolvimento, que ponha fim ao bloqueio e às sanções contra Cuba", afirmou Guo, em conferência de imprensa.

O porta-voz acrescentou que a China "continuará a prestar apoio e assistência a Cuba dentro das suas capacidades" e mostrou-se convencido de que a população da ilha "superará as suas dificuldades temporárias".

As declarações foram feitas depois de o Governo cubano ter denunciado um endurecimento do embargo norte-americano, especialmente no setor energético, e num momento em que órgãos de comunicação como o 'Político' informaram que a administração do Presidente Donald Trump estaria a estudar bloquear a chegada de petróleo à ilha.

A Rússia, um dos principais aliados tanto de Havana como de Pequim, considerou na segunda-feira "alarmante" um eventual encerramento total do fornecimento de energia ao país caribenho.

No passado dia 20 de janeiro, a China aprovou uma ajuda de emergência que inclui 80 milhões de dólares (mais de 67 milhões de euros) em assistência financeira e uma doação de 60.000 toneladas de arroz, segundo informou a Presidência cubana.

Cuba atravessa uma grave crise económica e energética, marcada pela escassez de produtos básicos, falta de combustível e frequentes apagões, um contexto que as autoridades cubanas atribuem em grande parte ao endurecimento das sanções norte-americanas, além de fatores internos e do impacto acumulado da pandemia.

A ilha está há vários anos mergulhada numa das suas piores crises devido, entre outros fatores, à ineficiência do seu sistema económico centralizado, que se traduz na escassez de combustível, alimentos, medicamentos e outros produtos básicos.

Leia Também: Lucros das principais empresas industriais da China voltam a crescer

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926767/china-promete-manter-apoio-a-cuba-dentro-das-suas-capacidades#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes