China nomeia novos comandantes militares em Pequim e Taiwan

  • 23/12/2025

Numa cerimónia realizada esta segunda-feira na capital chinesa, Xi --- que também preside a Comissão Militar Central (CMC), órgão máximo do Exército --- promoveu dois oficiais ao posto de general, o mais alto da hierarquia militar do país, informou a agência oficial Xinhua.

 

Os promovidos foram Han Shengyan, atual chefe do Comando do Teatro Central de Operações do Exército Popular de Libertação (EPL), e Yang Zhibin, responsável pelo Comando do Teatro Oriental do EPL.

Além de Xi e dos dois recém-promovidos, estiveram presentes na cerimónia os vice-presidentes da CMC, Zhang Youxia e Zhang Shengmin, bem como o general Liu Zhenli, chefe do Departamento do Estado-Maior Conjunto da CMC, precisou a Xinhua.

De acordo com o jornal de Hong Kong South China Morning Post, Han atuava até agora como comandante da Força Aérea no Teatro Central de Operações, responsável por garantir a segurança de Pequim e de várias províncias vizinhas, e substituirá Wang Qiang, cujo paradeiro é desconhecido.

No caso de Yang, também proveniente da Força Aérea, havia atuado anteriormente como subcomandante do Teatro Oriental e substituirá Lin Xiangyang, um dos nove generais expulsos do Exército e do Partido Comunista Chinês (PCC) em 17 de outubro passado.

Os especialistas consideram o Teatro Oriental de Operações como um dos mais estratégicos do Exército chinês, sendo responsável por uma eventual contingência em torno de Taiwan, uma ilha governada de forma autónoma desde 1949 e considerada por Pequim como "parte inalienável" do seu território.

Estas nomeações ocorrem num contexto de crescente escrutínio sobre a cúpula das Forças Armadas chinesas, marcado pelas recentes purgas de He Weidong, ex-vice-presidente da CMC, e de Miao Hua, ex-diretor do Departamento de Trabalho Político da comissão, ambos investigados por suspeita de corrupção.

As investigações têm atingido recentemente diferentes setores das forças armadas, incluindo os ligados à Força de Foguetes, responsável pelo arsenal nuclear chinês.

De acordo com especialistas em assuntos militares, essas purgas podem afetar a consolidação dos objetivos estratégicos do EPL, entre os quais o de se tornar uma força de "classe mundial" até 2049 e reforçar sua preparação para uma eventual operação militar sobre Taiwan.

Leia Também: China mantém silêncio sobre venda do TikTok nos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908770/china-nomeia-novos-comandantes-militares-em-pequim-e-taiwan#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes