China justifica prisão de Lai em novo documento sobre segurança em Hong Kong

  • 10/02/2026

No livro branco hoje divulgado pelo Conselho de Estado (Executivo) da China, com o título "Salvaguardar a Segurança Nacional em Hong Kong ao Abrigo do Princípio 'Um País, Dois Sistemas'", as autoridades chinesas defendem que a estabilidade política e social da região só é possível com um sistema legal "robusto", que impeça interferências externas e a infiltração de "forças hostis".

 

"A segurança nacional é a pedra angular da paz e estabilidade de Hong Kong, bem como do bem-estar dos seus habitantes", lê-se no documento de mais de 30 páginas, divulgado pelo Gabinete de Informação do Governo chinês.

Pequim acusa potências estrangeiras de "abusarem dos direitos humanos como pretexto para minar a China" e critica diretamente países ocidentais que "encorajaram ou toleraram" os protestos pró-democracia de 2019, descritos como "uma tentativa quase insurrecional de desestabilizar Hong Kong".

Segundo o Conselho de Estado, a implementação da Lei de Segurança Nacional, em junho de 2020, permitiu "restaurar a ordem" e "corrigir falhas profundas no sistema legal da região".

O livro branco cita uma série de medidas adotadas desde então, incluindo a criação de novas unidades policiais, um gabinete especial de ligação com Pequim e a nomeação de juízes para casos sensíveis de segurança.

O documento apresenta o caso de Jimmy Lai, fundador do jornal Apple Daily, como exemplo do reforço da aplicação da lei e da resposta a ameaças à soberania nacional. Lai foi condenado esta segunda-feira a 20 anos de prisão, por conspiração com forças estrangeiras e publicação de conteúdos considerados sediciosos.

Trata-se da pena mais pesada até agora ao abrigo da Lei de Segurança Nacional.

O chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee, classificou Lai como um "criminoso desprezível" e afirmou que a sua condenação "reforça o Estado de direito".

A condenação suscitou fortes críticas por parte de organizações internacionais e governos ocidentais.

O Reino Unido, antiga potência colonial, afirmou que a sentença equivale a "prisão perpétua disfarçada" e apelou à libertação de Lai por razões humanitárias.

A organização de defesa dos direitos humanos Chinese Human Rights Defenders (CHRD) classificou a condenação como "puramente política", citando pareceres de especialistas da ONU, que em 2024 consideraram a detenção "arbitrária".

Pequim rejeita estas acusações e apela ao "respeito pela soberania chinesa" e ao fim das "declarações irresponsáveis sobre os assuntos judiciais de Hong Kong".

Apesar da reafirmação do princípio "Um País, Dois Sistemas", inscrito na Declaração Conjunta Sino-Britânica e na Lei Básica da Região Administrativa Especial, o Governo chinês sublinha que a autonomia de Hong Kong "não é absoluta", e que "a soberania nacional deve sempre prevalecer".

"Sem segurança nacional, não há estabilidade para o país, nem prosperidade duradoura para Hong Kong", lê-se no texto.

O documento alerta ainda para "novas formas de ameaça", incluindo "a guerra cognitiva, a manipulação da opinião pública e o uso abusivo das redes sociais para incitar o descontentamento".

Desde 2020, dezenas de figuras da oposição em Hong Kong foram presas ou forçadas ao exílio, partidos e associações civis foram encerrados, e vários órgãos de comunicação independentes suspenderam atividades.

Segundo o Governo central, porém, Hong Kong entrou numa "nova fase de governança eficiente e desenvolvimento estável", que terá de ser consolidada com vigilância contínua e "educação patriótica" da juventude local.

Leia Também: Filhos de Jimmy Lai afirmam que sentença mancha reputação da justiça

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936427/china-justifica-prisao-de-lai-em-novo-documento-sobre-seguranca-em-hong-kong#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes