China diz que "esmagará" ingerências em Taiwan. Japão "a criar tensão"

  • 26/11/2025

O porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (Executivo chinês), Peng Qing'en, classificou a decisão de Tóquio como uma "provocação extremamente perigosa" e acusou o Japão de estar "a criar tensão e a alimentar o confronto militar" numa zona a apenas 110 quilómetros de Taiwan.

 

"Temos a firme vontade, determinação e capacidade de salvaguardar a soberania e a integridade territorial da China e de esmagar qualquer tentativa de interferência externa", afirmou Peng numa conferência de imprensa em Pequim.

O porta-voz acusou Tóquio de violar o espírito da Constituição pacifista do país e de avançar para a "expansão militar", impulsionado por "forças de direita, que procuram libertar-se das restrições do pós-guerra".

Peng recordou que a Declaração de Potsdam (1945) proibia o rearmamento japonês, sublinhando que esta evolução "despertou a preocupação da comunidade internacional".

A data concreta para a implantação desse sistema antimíssil numa cadeia de ilhas próxima de Taiwan, capazes de intercetar ameaças aéreas a uma altitude de cerca de 50 quilómetros, ainda não foi decidida, mas corresponde a 14 novas unidades antimísseis terra-ar que o Governo japonês planeia instalar até 2031 para triplicar os sistemas de proteção numa zona de especial interesse estratégico.

A reação da China ocorre num momento de máxima tensão diplomática entre Pequim e Tóquio, após declarações recentes da nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, que declarou que um ataque chinês contra Taiwan pode justificar a intervenção das Forças de Autodefesa japonesas.

A China exigiu a retratação da chefe do Governo nipónico, convocou o embaixador japonês e emitiu avisos oficiais desaconselhando os cidadãos chineses a viajar para o Japão, o que provocou centenas de milhares de cancelamentos de voos e afetou o setor turístico e cultural japonês.

Tóquio, por sua vez, defendeu que a implantação de mísseis terra-ar nas ilhas do arquipélago Nansei responde exclusivamente a fins de defesa e faz parte da estratégia de segurança adotada em 2022, em plena inflexão histórica de Tóquio no sentido do rearmamento.

O Ministério da Defesa japonês denunciou ainda esta semana a incursão de um drone chinês entre a ilha de Yonaguni e Taiwan, o que justificou o envio de caças.

A tensão diplomática mantém-se, apesar dos recentes apelos do Presidente norte-americano, Donald Trump, tanto ao líder chinês, Xi Jinping, como a Takaichi.

Durante uma conversa telefónica com Trump, Xi insistiu que o "retorno" de Taiwan à China constitui uma "parte importante" da ordem internacional pós-Segunda Guerra Mundial, enquanto Tóquio insiste que a sua posição não mudou e que qualquer disputa sobre a ilha, autogovernada desde 1949, deve ser resolvida pacificamente.

Tóquio e Pequim têm mantido reuniões bilaterais de alto nível em busca de formas de desaceleração da tensão atual, sem sinais claros de progresso, segundo analistas.

Na última segunda-feira, a porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, afirmou que "a implantação de armas ofensivas pelo Japão nas ilhas do sudoeste vizinhas de Taiwan visa deliberadamente criar tensões regionais e provocar um confronto militar", numa reação a declarações na véspera do ministro japonês da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, que afirmou que o objetivo de colocar mísseis terra-ar em Yonaguni, a ilha japonesa mais próxima de Taiwan, prosseguia "no bom caminho".

Mao Ning anunciou também o adiamento indefinido da décima cimeira entre a China, Japão e Coreia do Sul, prevista para janeiro, numa cidade japonesa.

"Nas circunstâncias atuais, não existem as condições para celebrar a cimeira", disse, explicando que as declarações japonesas sobre Taiwan prejudicaram a cooperação entre os três países asiáticos.

Leia Também: Macau quer criar sistema de alerta de riscos contra segurança nacional da China

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2894721/china-diz-que-esmagara-ingerencias-em-taiwan-japao-a-criar-tensao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes