China diz que acordo com Canadá não visa terceiros após ameaça de Trump

  • 26/01/2026

Perante a guerra comercial iniciada por Trump, o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, tem apostado na procura de novos mercados na Ásia e na Europa.

 

No início de janeiro selou, segundo os seus termos, "um acordo comercial preliminar, mas histórico, visando eliminar os obstáculos ao comércio e reduzir as taxas alfandegárias" com a China.

Donald Trump afirmou no sábado que pode impor "taxas de 100%" sobre as importações canadianas nos Estados Unidos, caso se concretize um acordo comercial entre o Canadá e a China.

"Para a China, as relações entre Estados devem basear-se numa lógica de ganhos mútuos, não de jogos de 'tudo ou nada', e na cooperação, não no confronto", reagiu Guo Jiakun, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em conferência de imprensa.

"A China e o Canadá estão a construir uma parceria estratégica de novo tipo (...). Isso não visa nenhuma terceira parte, serve os interesses comuns dos dois povos e contribui também para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade do mundo", salientou.

O acordo preliminar entre Pequim e Otava prevê, nomeadamente, deixar entrar no Canadá 49.000 veículos elétricos fabricados na China com taxas preferenciais de 6,1%, segundo Mark Carney.

Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a sobretaxa de 100% mencionada por Donald Trump será imposta "se eles [os canadianos] fizerem um acordo de livre-comércio" com a China.

Isto é, "se forem mais longe e se vir que eles estão a deixar os chineses inundarem com os seus produtos" a América do Norte, declarou Bessent numa entrevista à cadeia de televisão ABC.

Canadá não vai assinar acordo comercial com a China após ameaças de Trump

Canadá não vai assinar acordo comercial com a China após ameaças de Trump

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou hoje que não tem qualquer intenção de assinar um acordo de comércio livre com a China, após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter ameaçado impor tarifas de 100% se assinasse.

Lusa | 18:59 - 25/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926129/china-diz-que-acordo-com-canada-nao-visa-terceiros-apos-ameaca-de-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes