China critica "jurisdição extraterritorial" após tarifas dos EUA ao Irão

  • 13/01/2026

"A China tomará todas as medidas necessárias para proteger os seus direitos e interesses legítimos", afirmou o porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Liu Pengyu, num comunicado enviado ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

 

O porta-voz qualificou como "coação" e "pressão" a iniciativa do Presidente norte-americano, mais um passo na campanha de Donald Trump para asfixiar economicamente Teerão.

A China é o principal parceiro comercial do Irão, concentrando cerca de 30% do comércio externo total e 90% das exportações de petróleo, seguida pela Rússia e pela Índia.

Ainda assim, segundo dados das Alfândegas chinesas, entre janeiro e novembro de 2025 as trocas oficialmente registadas com o país do Médio Oriente caíram 24%, em termos homólogos.

A agência de notícias financeiras Bloomberg sublinhou que a ordem de Trump poderá colocar em risco a trégua comercial de um ano assinada com o homólogo chinês, Xi Jinping, no final de outubro, após a reunião entre ambos na Coreia do Sul.

Numa publicação na rede social que detém, a Truth Social, na segunda-feira, Trump garantiu que a ordem é "imediata e final" e que prevê a aplicação de uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais com os Estados Unidos aos países que façam negócios com o Irão.

O aviso de Trump surge depois de, segundo o portal de notícias norte-americano Axios, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, ter contactado no passado fim de semana o enviado especial dos EUA para o Médio Oriente e a Ucrânia, Steve Witkoff, com a aparente intenção de reduzir a tensão com Washington.

Os contactos ocorreram após Trump ter ameaçado atacar o país persa, em resposta à repressão levada a cabo pelas autoridades contra manifestações que estão a abalar o Irão e que já causaram pelo menos 648 mortos e mais de dez mil detidos.

Nos últimos dias, grupos da oposição e várias organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos divulgaram diferentes estimativas sobre as vítimas da repressão.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou numa conferência de imprensa na segunda-feira que Trump não exclui ações militares contra o Irão.

Leia Também: Trump mantém em aberto opção de realizar ataques no Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918264/china-critica-jurisdicao-extraterritorial-apos-tarifas-dos-eua-ao-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes