China acusa Taipé de abusar da justiça após a detenção de um jornalista

  • 21/01/2026

O porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (Executivo) chinês, Peng Qing'en, afirmou em conferência de imprensa que "não é a primeira vez que as autoridades do Partido Democrático Progressista (PDP) abusam dos meios judiciais para intimidar e reprimir opositores políticos" e que rotulam de forma "imprudente" terceiros como "infiltrados".

 

Segundo Peng, o uso de "interesses partidários e pessoais" para fabricar o que ele descreveu como "terror verde" -- em alusão à cor associada ao PDP -- e para "incitar a confrontação e a hostilidade através do Estreito" acabará por encontrar oposição.

O porta-voz não avaliou os detalhes concretos do caso judicial nem apresentou provas adicionais sobre as suas acusações.

As declarações de Pequim surgem depois de as autoridades taiwanesas terem ordenado a prisão preventiva de um jornalista identificado como Lin Chen-you e de cinco militares reformados e no ativo, por alegadamente terem fornecido "informação militar relevante" a pessoas ligadas à China continental.

A Procuradoria sustenta que os implicados podem ter violado a Lei de Segurança Nacional, a Lei Anticorrupção e o Código Penal da ilha.

De acordo com a imprensa local, o jornalista detido trabalhava para a CTi News, um órgão de comunicação cuja linha editorial é considerada favorável à melhoria das relações com Pequim.

A CTi News pediu um processo "justo e equitativo" e negou que as suas instalações tivessem sido revistadas.

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan, por sua vez, garantiu que mantém um "alto nível de alerta" face a supostas manobras de infiltração e encorajou a denúncia de qualquer atividade irregular dentro das Forças Armadas.

Os casos de espionagem ganharam ainda mais relevância mediática em Taiwan depois de o líder da ilha, William Lai, ter definido no ano passado a China como uma "força externa hostil" e anunciado um conjunto de medidas para conter os crescentes atos de "infiltração" de Pequim em território taiwanês.

As autoridades de Pequim consideram Taiwan "parte inalienável" do território chinês e não descartam o uso da força para assumir o seu controlo, uma postura rejeitada pelo Executivo de Taipé, que sustenta que apenas os 23 milhões de taiwaneses têm o direito de decidir o seu futuro político.

Leia Também: Taiwan quer construir cadeia de abastecimento de IA democrática com EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923250/china-acusa-taipe-de-abusar-da-justica-apos-a-detencao-de-um-jornalista#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes