China acusa forças externas de instrumentalizarem Taiwan para conter Pequim

  • 29/12/2025

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lin Jean, afirmou que a realização destes exercícios por parte do Exército de Libertação Popular (ELP) constitui "um severo castigo" contra as "forças separatistas" de Taiwan que "procuram a secessão através da força".

 

Lin acusou as autoridades do Partido Democrático Progressista (PDP), atualmente no poder em Taipé, de "persistirem obstinadamente" na sua posição pró-independência e de procurarem o apoio dos Estados Unidos "para alcançar a secessão", investindo avultados recursos para transformar a ilha num "barril de pólvora".

"As forças externas que usam Taiwan para conter a China e que armam Taiwan apenas irão alimentar a arrogância do 'independentismo taiwanês' e empurrar o Estreito de Taiwan para uma situação de grave risco de guerra", alertou o porta-voz, sublinhando que a questão de Taiwan é o "cerne dos interesses fundamentais da China".

"Qualquer conduta perniciosa que ultrapasse linhas vermelhas e provoque tensões na questão de Taiwan enfrentará inevitavelmente uma resposta firme da China. Qualquer manobra sinistra para travar a 'reunificação' da China fracassará", acrescentou.

Os exercícios, designados como 'Missão Justiça-2025', prolongam-se até terça-feira e surgem após nova escalada de tensões no Estreito de Taiwan, num contexto de reforço do apoio militar de Washington a Taipé e de visitas recentes à ilha por políticos japoneses. As relações entre Pequim e Tóquio deterioraram-se nos últimos meses, em parte devido à questão de Taiwan.

Taiwan é governada autonomamente desde 1949, sob a bandeira da República da China, e possui Forças Armadas e um sistema político, económico e social distinto do da República Popular da China, destacando-se como uma das democracias mais avançadas da Ásia.

Pequim, no entanto, sempre considerou Taiwan como uma "parte inalienável" do seu território e tem intensificado, nos últimos anos, a campanha de pressão para alcançar a "reunificação nacional", um objetivo central da estratégia de longo prazo do Presidente chinês, Xi Jinping, de alcançar o "rejuvenescimento" da nação chinesa.

Leia Também: China simula ataques a alvos terrestres e marítimos em torno de Taiwan

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910763/china-acusa-forcas-externas-de-instrumentalizarem-taiwan-para-conter-pequim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes