Cheias em Moçambique. Perdido 13% do gado na província de Gaza

  • 12/02/2026

"Há gado que foi afetado pelas inundações, o que significa que se prevê uma diminuição da produção futura, uma vez que as doenças transmitidas pela água e o stress geral afetam o processo de produção", lê-se num relatório daquela organização, a que a Lusa teve hoje acesso.

 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), 13% do total de gado em Gaza foi afetado pelas inundações, seguida de Maputo, com 7%, duas províncias do sul de Moçambique, e em terceiro está Sofala, com 5%, no centro do país.

De acordo com o documento da FAO, prevê-se que os números aumentem "à medida que mais carcaças forem descobertas" e também face ao avanço da estação das chuvas em Moçambique.

"A perda de bens pecuários provavelmente levará à perda futura de produtos pecuários como leite, ovos e descendentes. Isso também afeta a renda e esgota a capacidade das famílias", refere ainda a organização.

No mesmo relatório, aquela agência das Nações Unidas refere também que os plantações agrícolas dos distritos de Marracuene e Manhiça, em Maputo, foram os mais afetados pelas cheias, com 16% e 12% inundados, respetivamente.

"Nos distritos de Manhiça e Marracuene, o impacto das inundações foi mais significativo nas plantações de banana. Um total de 55% e 53% dessas plantações foram afetadas, respetivamente", lê-se no documento.

O distrito da Manhiça tem também 40% das plantações de cana-de-açúcar inundadas, o mesmo ocorre em Búzi, com 47%, e Chókwe, com 41%.

"Os distritos mais afetados em termos de área absoluta de terras agrícolas inundadas são Chókwè, Chibuto, Limpopo e Buzi [mais de 30.000 hectares cada]", indica-se no relatório.

A FAO refere ainda que se estima que 50% a 75% da perda de rendimento seja provavelmente causada pelos efeitos das inundações e transbordo de rios, com base em observações de campo realizadas pela organização e outros funcionários no terreno.

Criadores de gado moçambicanos pediram hoje um programa de repovoamento animal, a impulsionar pelo Governo, após perderem mais de 412 mil cabeças de gado devido às inundações de janeiro, alertando para o risco de fome.

"Se trouxerem de volta um tipo de fomento que tivemos há anos, talvez as coisas melhorem. O Governo ajudou noutras cheias, dando um número de cabeças para o criador criar e, quando começasse a reproduzir, eles vinham recuperar as suas cabeças e o criador ficava com as crias", recordou à Lusa o criador Nehemia Ntila, da Associação dos Criadores de Gado da Moamba, na província de Maputo, sul do país.

 Moçambique está em plena época chuvosa, que decorre entre outubro e abril, tendo já registado pelo menos 202 mortos, 291 feridos e 852.285 pessoas afetadas, segundo atualização do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

O país africano está agora em alerta face à aproximação à costa do país, na sexta-feira, do ciclone tropical Gezani, com ventos até 140 quilómetros por hora e chuvas intensas, com previsão de que afete cerca de 1,1 milhões de pessoas.

Na terça-feira, o Governo moçambicano explicou que os impactos deste ciclone podem representar um recuo nos esforços para salvar vidas nas cheias que já afetaram o país, caso os deslocados comecem a deixar os centros de abrigo, apelando à prevenção da população.

As autoridades moçambicanas ativaram ações antecipadas para ciclones para algumas províncias do sul e centro que poderão ser atingidas pela passagem deste ciclone.

Leia Também: Moçambique alerta para entrada de ciclone em Inhambane na sexta-feira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2938464/cheias-em-mocambique-perdido-13-do-gado-na-provincia-de-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes