Cheias e fortes nevões causam pelo menos 12 mortos no Afeganistão

  • 02/01/2026

"Doze cidadãos perderam a vida e outros 11 ficaram feridos", afirmou na quinta-feira um porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Catástrofes do Afeganistão, em declarações divulgadas pela cadeia de televisão TOLO.

 

O porta-voz informou ainda que "um total de 274 casas foram completamente destruídas e 1.558 parcialmente destruídas" nas províncias de Kapisa, Parwan, Daikondi, Uruzgan, Kandahar, Helmand, Badgis, Faryab, Badakhshan, Herat e Farah.

As inundações também afectaram grandes áreas de terras agrícolas e pomares, bem como infra-estruturas públicas, incluindo oito mesquitas, 209 quilómetros de estradas, oito pontes e 27 empresas, de acordo com o portal de notícias Kabul Now.

Além disso, a queda de neve em algumas províncias bloqueou as principais estradas e deixou viajantes isolados.

Em 21 de dezembro, a agência das Nações Unidas para os Refugiados alertou para a enorme vulnerabilidade dos 2,8 milhões de afegãos que tiveram de regressar ao país da Ásia Central, pedindo 250 milhões de euros para financiar a assistência.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) disse que cerca de 2,8 milhões de refugiados afegãos tiveram de regressar ao seu país, provenientes do Paquistão e do Irão, este ano, solicitando cerca de 250 milhões de euros para prestar assistência de emergência, incluindo abrigo temporário, artigos de socorro essenciais e serviços de proteção para apoiar as famílias à sua chegada.

Sem apoio internacional urgente, a combinação de migrações em grande escala, vulnerabilidades persistentes nos países vizinhos e uma grave escassez de financiamento pode aprofundar ainda mais a crise humanitária no Afeganistão, alerta a ACNUR.

No caso do Paquistão, em abril entrou em vigor a segunda fase do chamado Plano de Repatriação para Estrangeiros Ilegais contra os afegãos sem documentos no país, e no Irão os repatriamentos aceleraram drasticamente a partir de março, com a implementação de um novo sistema de retorno que afetou mais de dois milhões de afegãos na república islâmica.

Estes regressos em massa sobrecarregaram a capacidade de muitas províncias no Afeganistão e aumentaram o risco de novos deslocamentos internos dos repatriados, muitos dos quais tinham abandonado o país por medo de represálias do regime fundamentalista talibã, novamente no poder desde 2021.

Cerca de seis milhões de refugiados afegãos, na sua maioria sem documentos, vivem atualmente no estrangeiro, a maioria no Irão e no Paquistão, de acordo com os números do Ministério dos Refugiados e Repatriação do Afeganistão, citados pela Europa Press.

Leia Também: Líder de ramo do EI detido na fronteira Afeganistão-Paquistão 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912411/cheias-e-fortes-nevoes-causam-pelo-menos-12-mortos-no-afeganistao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes