Chega viabilizará todas as propostas para descidas e fins de portagens

  • 20/11/2025

Em declarações aos jornalistas em Viseu, durante uma visita enquanto candidato presidencial, André Ventura disse que as portagens representam "uma injustiça para a população que já tem de pagar impostos sobre a circulação", sobre os combustíveis e sobre os veículos.

 

"Isto não é uma questão de querer tudo e de ser irresponsável. É uma questão de bom senso", considerou, lembrando que mais de metade do que é pago em combustíveis são impostos e os portugueses ainda têm de pagar o Imposto Único de Circulação (IUC) "e com o adicional do IUC que se mantém neste Orçamento de Estado".

Na sua opinião, é altura de dar "algum sinal às pessoas com a margem orçamental que existe", porque estas "não são propostas irresponsáveis, é o básico da justiça" relativamente aos distritos do interior.

"Lamento que PS não tenha a mesma atitude de viabilizar as nossas propostas, mas quero dizer, para evitar já o choradinho de logo à noite e de amanhã, que sim, nós vamos viabilizar a descida das portagens e vamos fazê-lo com consciência de que estamos dentro da margem orçamental", frisou.

André Ventura rejeitou que esteja a ser populista e àqueles que dizem que "é impossível viver sem portagens" perguntou: "como é que passamos a fronteira aqui ao lado em Espanha e não há portagens ou quase não há portagens? Qual é o milagre que eles têm e que nós não temos?".

O presidente do Chega fez votos de que o primeiro-ministro não se vitimize "mais um dia e dizer que não consegue governar assim".

"Isto é uma coisa perfeitamente razoável, perfeitamente aceitável e se os espanhóis conseguem fazê-lo, nós também temos que o conseguir", frisou.

No que respeita ao aumento de pensões, o líder do Chega disse aos jornalistas que a proposta do PS não será aprovada porque este partido manteve a intenção de o fazer depender do IRC.

"[O PS] queria que o Chega recuasse na descida do IRC em Portugal para compensar o eventual gasto com o aumento das pensões", explicou, considerando que o PS, na verdade, "não quer nenhum aumento de pensões", mas sim "fazer uma armadilha às pessoas e aos partidos".

Segundo André Ventura, o PS "sabe bem que o Chega nunca poderá ser contra a descida do IRC", porque "os empresários e as pequenas empresas vivem no inferno de impostos em Portugal".

"Isto é uma fraude, tem que ser exposto e tem que ser denunciado, porque hoje ou amanhã à noite o que vai acontecer é o PS andar a chorar pelas televisões a dizer 'nós queríamos aumentar pensões e o Chega não deixou ou o PSD não deixou'. Isto é falso", sublinhou.

Leia Também: OE2026: Parlamento aprova descida do IRS do 2.º ao 5.º escalões

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2891866/chega-viabilizara-todas-as-propostas-para-descidas-e-fins-de-portagens#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes