Chega e IL "têm uma dívida de gratidão para com o PS", ironiza Raimundo

  • 30/11/2025

Num almoço-comício em Sines (distrito de Setúbal), Paulo Raimundo começou por saudar a vitória autárquica do partido neste concelho em outubro, depois de 12 anos de gestão do PS, e centrou a sua intervenção nas críticas ao Orçamento do Estado para 2026 aprovado na semana passada, com a abstenção do PS, e à anteproposta de reforma do Código do Trabalho do Governo PSD/CDS-PP.

 

Para o líder comunista, este documento está "ao serviço de uma pequena minoria, de grandes grupos económicos e multinacionais, que vão sugando, sugando, sugando", referindo-se a um estudo segundo o qual Portugal está a perder 2,9 milhões de euros por dia em impostos não cobrados às multinacionais.

"Para esses, nunca há problemas, nunca há ai-ai as contas públicas, ai-ai que é preciso excedente, ai-ai que o dinheiro não dá para tudo, ai-ai os défices. Para esses, toda essa lengalenga nunca existe", criticou.

Em particular, defendeu, Chega e IL "têm uma dívida de gratidão para com o PS, que, mais uma vez, decidiu dar a mão a este Orçamento", permitindo que estes partidos "pudessem fazer aquele papel de 'calimeros', votando contra um Orçamento com o qual estão profundamente de acordo".

"Este é um Orçamento que é uma peça de uma política mais ampla e de uma política mais profunda [...]. Uma política que tem uma peça maior do seu objetivo, que é o famoso pacote laboral", avisou.

O líder comunista alertou que há três questões das quais o Governo não vai abdicar: "Aumentar a precariedade, aumentar a desregulação do tempo de trabalho e aumentar a possibilidade de despedir sem justa causa", disse.

"Os trabalhadores têm o dever e têm a obrigação de pegar nessa força toda, organizá-la e afirmar a sua força e combater este pacote laboral [...]. É isso que está em construção no rumo para uma grande, grande e necessária greve geral no próximo dia 11 de dezembro", apelou.

Para Paulo Raimundo, nessa greve convocada pelas duas centrais sindicais, CGTP e UGT, está em causa não apenas "derrotar o pacote laboral", mas também "a luta contra a mentira, a ilusão e a propaganda" que atribuiu ao Governo PSD/CDS-PP.

Entre o que classificou de mentiras do Governo, o secretário-geral do PCP apontou, por exemplo, o discurso sobre o aumento das pensões.

"O Governo veio dizer que aumentaram todas as pensões para todos os reformados e pensionistas. É verdade e porquê? Porque há uma lei que obriga a que se aumente. Grande fineza. Também era só o que faltava, o Governo agora não cumprir a lei", ironizou, contrapondo que os reformados necessitam é de "aumentos reais" nas suas pensões.

Raimundo classificou ainda como "uma mentira do tamanho do mundo" que se diga que os reformados acedem aos medicamentos de forma gratuita.

"A maioria, a imensa maioria, a larga maioria dos reformados não tem acesso gratuito aos medicamentos, quem tem é uma pequena percentagem", disse, referindo-se aos que beneficiam de Complemento Solidário para Idosos (CSI).

O líder comunista lamentou ainda o anúncio de que a idade da reforma vai subir para os 66 anos e 11 meses em 2027, tendo por base os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Caramba, será que 40 anos de trabalho, com 40 anos de descontos, não é tempo de trabalho suficiente para poder aceder à reforma e à pensão sem mais nada? Não inventem, não obriguem as pessoas a trabalhar até ao final dos seus dias e das suas vidas", apelou.

Leia Também: Guiné-Bissau: PCP condena golpe de Estado e pede libertação de Simões Pereira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2897286/chega-e-il-tem-uma-divida-de-gratidao-para-com-o-ps-ironiza-raimundo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes