Chega apresenta "mais de 600 propostas" de alteração ao OE2026

  • 07/11/2025

O prazo para a entrega de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) terminou hoje, coincidindo com o encerramento das audições na especialidade no Parlamento.

 

E o partido liderado por André Ventura "apresentou mais de 600 propostas de alteração, destacando três medidas prioritárias que respondem a alguns dos problemas mais urgentes enfrentados pelos portugueses e que visam a melhoria e prosperidade do país: 'o aumento das pensões, a redução do preço dos combustíveis e a revisão do regime do Rendimento Social de Inserção (RSI)", afirma o grupo parlamentar do partido na nota.

Assim, "o CHEGA propõe um aumento das pensões até 1.567,50 euros", o equivalente a três vezes o valor do IAS, uma medida que o partido considera "de "elementar justiça intergeracional".

Referindo dados da Pordata e do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), em 2023, os depuatdos do partido referem que "os idosos são o grupo etário em que a taxa de risco de pobreza mais aumenta, passando de 17,1% em 2022 para 21,1% em 2023".

Pelo que, "atualmente, um em cada cinco idosos vive sozinho com um rendimento bruto inferior a 632 euros ou integra um agregado familiar em situação de pobreza", realça.

"Está na altura de valorizar uma faixa etária que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso país", afirma o partido, sublinhando a necessidade de garantir dignidade e estabilidade a quem dedicou uma vida de trabalho a Portugal.

Quanto aos combustíveis, a proposta do partido "prevê a eliminação do adicional do ISP [imposto Sobre Produtos Petrolíferos], de forma a reduzir o preço final dos combustíveis e aumentar o rendimento disponível das famílias".

Portugal mantém um dos preços de combustíveis mais altos da União Europeia, em grande parte devido ao peso do ISP, recorda.

Além disto, o partido considera "inaceitável" que o Governo pretenda eliminar os atuais descontos em sede de ISP para cumprir recomendações do Semestre Europeu, "que não são vinculativas e não devem penalizar os portugueses".

Quanto à terceira prioridade, o Chega, com o objetivo de "garantir maior justiça e sustentabilidade no sistema de segurança social", propõe "a introdução de requisitos mínimos de residência legal e de contribuições para o acesso ao Rendimento Social de Inserção (RSI) e ao Abono de Família", afirma o grupo parlamentar.

"A iniciativa visa assegurar que as prestações não contributivas financiadas por impostos beneficiem quem tem um vínculo efetivo e contributivo ao país", afirma, sem comprometer o direito ao mínimo vital já garantido por outros mecanismos legais, ressalva.

O grupo parlamentar do partido sublinha que esta proposta "respeita a Constituição da República Portuguesa e segue o exemplo de países europeus".

Para o CHEGA, trata-se de "promover uma proteção social equilibrada, justa e duradoura", assegurando que "o sistema mantém-se sólido e sustentável para as futuras gerações".

Com estas propostas, "o partido apresenta soluções firmes para devolver dignidade aos portugueses, aliviar a carga fiscal e colocar o país novamente a crescer com justiça e equilíbrio", conclui o comunicado.

Leia Também: Belém? "Leiam os meus lábios: Não vou desistir", garante António Filipe

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2884944/chega-apresenta-mais-de-600-propostas-de-alteracao-ao-oe2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes