Chefe do exército líbio morre em queda de jato que perdeu sinal em Ancara

  • 23/12/2025

O jato privado que transportava o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Líbia, Mohammed Ali Ahmed Al-Haddad, e quatro outros passageiros desapareceu dos radares após ter deslocado, em Ancara, na Turquia, esta terça-feira. O primeiro-ministro líbio, Abdul Hamid al-Dabaib, deu conta da morte de todos os que seguiam a bordo.

 

"É com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia da morte do chefe do Estado-Maior do Exército Líbio, primeiro tenente-general Mohammed Ali Ahmed Al-Haddad, e dos seus companheiros: chefe do Estado-Maior das Forças Terrestres, tenente-general Al-Fituri Gharbeel; diretor da Agência de Fabricação Militar, brigadeiro-general Mahmoud Al-Qutawi; conselheiro do chefe do Estado-Maior do Exército Líbio, professor Muhammad Al-Assawi Diab; e o fotógrafo do Gabinete de Imprensa do chefe do Estado-Maior, professor Muhammad Omar Ahmed Mahjoub", escreveu o chefe do Governo, na rede social X (Twitter).

Abdul Hamid al-Dabaib confirmou que "este trágico e doloroso incidente ocorreu durante o regresso de uma viagem oficial à cidade turca de Ancara".

"É uma grande perda para a pátria, para a instituição militar e para todos os filhos do povo, uma vez que perdemos homens que serviram o seu país com sinceridade e dedicação e que eram um exemplo de disciplina, responsabilidade e compromisso nacional", acrescentou.

E rematou: "As nossas mais profundas condolências e sinceras palavras de consolo às famílias daqueles que perdemos e aos seus camaradas nas forças armadas, e pedimos a Deus Todo-Poderoso que os envolva na Sua vasta misericórdia, que os admita nos amplos jardins do Seu Paraíso e que inspire os seus entes queridos e admiradores com paciência e consolo. Na verdade, pertencemos a Deus e a Ele retornaremos. Não há poder nem força, exceto através de Deus."

A informação da perda de sinal foi avançada pela estação NTV, quando vários voos já estavam a ser desviados do Aeroporto de Esenboğa, de acordo com dados de monitorização de tráfego aéreo.

O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, confirmou, entretanto, que "o contacto com o jato executivo Falcon 50, com o prefixo 9H-DFJ, que descolou do Aeroporto Esenboğa de Ancara às 20h10 (hora local) desta noite com destino a Trípoli, foi perdido às 20h52 (hora local)".

"Foi recebido um pedido de aterragem de emergência da aeronave perto de Haymana. No entanto, não foi possível restabelecer o contacto com a aeronave depois disso", complementou o responsável, na rede social X (Twitter).

O governante disse ainda que o jato privado tinha cinco passageiros a bordo, um dos quais o chefe do Estado-Maior da Líbia, o general Mohammed Ali Ahmed Al-Haddad.

Ali Yerlikaya indicou, mais tarde, que "os destroços da aeronave que descolou do Aeroporto Esenboğa, em Ancara, com destino a Trípoli, foram localizados pelas autoridades a dois quilómetros a sul da aldeia de Kesikkavak, no distrito de Haymana".

O Ministério da Defesa da Turquia já tinha anunciado a visita do chefe do Estado-Maior líbio, tendo dado conta de que o general se encontrou com o ministro da Defesa, Yasar Guler, e com o seu homólogo turco, Selcuk Bayraktaroglu, assim como com outros comandantes militares daquele país.

Imagens transmitidas por estações televisivas da Turquia mostraram um clarão no local onde o jato terá ficado sem sinal, tal como poderá ver abaixo.

A plataforma de monitorização de voos Flightradar24 assegurou também estar a "acompanhar relatos de um acidente envolvendo um Dassault Falcon 50 na Turquia".

"A aeronave descolou de Ancara às 17h17 (hora em Lisboa) e perdemos o sinal do transponder às 17h41 (hora em Lisboa), a aproximadamente 50 quilómetros a sudoeste de Ancara. A aeronave envolvida era um Dassault Falcon 50 de 37 anos com número de registo 9H-DFS, que estava a caminho de Trípoli, na Líbia", publicou, na rede social X.

[Notícia atualizada às 20h31]

Leia Também: Exército Nacional Líbio explora com UE formas de conter imigração no país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909191/jato-com-chefe-do-exercito-libio-desaparece-apos-descolar-de-ancara#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes