Chefe do exército líbio morre em queda de jato que perdeu sinal em Ancara
- 23/12/2025
O jato privado que transportava o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Líbia, Mohammed Ali Ahmed Al-Haddad, e quatro outros passageiros desapareceu dos radares após ter deslocado, em Ancara, na Turquia, esta terça-feira. O primeiro-ministro líbio, Abdul Hamid al-Dabaib, deu conta da morte de todos os que seguiam a bordo.
"É com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia da morte do chefe do Estado-Maior do Exército Líbio, primeiro tenente-general Mohammed Ali Ahmed Al-Haddad, e dos seus companheiros: chefe do Estado-Maior das Forças Terrestres, tenente-general Al-Fituri Gharbeel; diretor da Agência de Fabricação Militar, brigadeiro-general Mahmoud Al-Qutawi; conselheiro do chefe do Estado-Maior do Exército Líbio, professor Muhammad Al-Assawi Diab; e o fotógrafo do Gabinete de Imprensa do chefe do Estado-Maior, professor Muhammad Omar Ahmed Mahjoub", escreveu o chefe do Governo, na rede social X (Twitter).
Abdul Hamid al-Dabaib confirmou que "este trágico e doloroso incidente ocorreu durante o regresso de uma viagem oficial à cidade turca de Ancara".
"É uma grande perda para a pátria, para a instituição militar e para todos os filhos do povo, uma vez que perdemos homens que serviram o seu país com sinceridade e dedicação e que eram um exemplo de disciplina, responsabilidade e compromisso nacional", acrescentou.
E rematou: "As nossas mais profundas condolências e sinceras palavras de consolo às famílias daqueles que perdemos e aos seus camaradas nas forças armadas, e pedimos a Deus Todo-Poderoso que os envolva na Sua vasta misericórdia, que os admita nos amplos jardins do Seu Paraíso e que inspire os seus entes queridos e admiradores com paciência e consolo. Na verdade, pertencemos a Deus e a Ele retornaremos. Não há poder nem força, exceto através de Deus."
ببالغ الحزن والأسى، تلقّينا نبأ وفاة رئيس الأركان العامة للجيش الليبي الفريق أول ركن محمد الحداد ومرافقيه
— عبدالحميد الدبيبة Abdulhamid AlDabaiba (@Dabaibahamid) December 23, 2025
رئيس أركان القوات البرية الفريق ركن الفيتوري غريبيل
ومدير جهاز التصنيع العسكري العميد محمود القطيوي
ومستشار رئيس الأركان العامة للجيش الليبي الأستاذ محمد العصاوي دياب…
A informação da perda de sinal foi avançada pela estação NTV, quando vários voos já estavam a ser desviados do Aeroporto de Esenboğa, de acordo com dados de monitorização de tráfego aéreo.
O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, confirmou, entretanto, que "o contacto com o jato executivo Falcon 50, com o prefixo 9H-DFJ, que descolou do Aeroporto Esenboğa de Ancara às 20h10 (hora local) desta noite com destino a Trípoli, foi perdido às 20h52 (hora local)".
"Foi recebido um pedido de aterragem de emergência da aeronave perto de Haymana. No entanto, não foi possível restabelecer o contacto com a aeronave depois disso", complementou o responsável, na rede social X (Twitter).
Bu akşam saat 20.10’da Ankara Esenboğa Havalimanı’ndan Tripoli’ye gitmek üzere havalanan, kuyruk numarası 9H-DFJ olan Falcon 50 tipi iş jetiyle saat 20.52 itibarıyla irtibat kesilmiştir.
— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) December 23, 2025
Söz konusu uçaktan Haymana civarında acil iniş bildirimi alınmış; ancak sonrasında uçakla…
O governante disse ainda que o jato privado tinha cinco passageiros a bordo, um dos quais o chefe do Estado-Maior da Líbia, o general Mohammed Ali Ahmed Al-Haddad.
Ali Yerlikaya indicou, mais tarde, que "os destroços da aeronave que descolou do Aeroporto Esenboğa, em Ancara, com destino a Trípoli, foram localizados pelas autoridades a dois quilómetros a sul da aldeia de Kesikkavak, no distrito de Haymana".
Ankara Esenboğa Havalimanı’ndan Trablus’a (Tripoli’ye) gitmek üzere havalanan uçağın enkazına Haymana ilçesi Kesikkavak Köyü’nün 2 km. güneyinde Jandarmamız tarafından ulaşılmıştır.
— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) December 23, 2025
Gelişmelerden kamuoyu bilgilendirilecektir.
O Ministério da Defesa da Turquia já tinha anunciado a visita do chefe do Estado-Maior líbio, tendo dado conta de que o general se encontrou com o ministro da Defesa, Yasar Guler, e com o seu homólogo turco, Selcuk Bayraktaroglu, assim como com outros comandantes militares daquele país.
Imagens transmitidas por estações televisivas da Turquia mostraram um clarão no local onde o jato terá ficado sem sinal, tal como poderá ver abaixo.
️ Senior military leadership killed in plane crash
— NEXTA (@nexta_tv) December 23, 2025
A Falcon 50 aircraft carrying Libya’s Chief of the General Staff crashed near Ankara, Turkey, local media report.
Earlier the same day, Mohammed Ali al-Haddad had met in Turkey with high-ranking military officials.
After the… pic.twitter.com/A7lxHgrQaQ
A plataforma de monitorização de voos Flightradar24 assegurou também estar a "acompanhar relatos de um acidente envolvendo um Dassault Falcon 50 na Turquia".
"A aeronave descolou de Ancara às 17h17 (hora em Lisboa) e perdemos o sinal do transponder às 17h41 (hora em Lisboa), a aproximadamente 50 quilómetros a sudoeste de Ancara. A aeronave envolvida era um Dassault Falcon 50 de 37 anos com número de registo 9H-DFS, que estava a caminho de Trípoli, na Líbia", publicou, na rede social X.
We are following reports of an accident involving a Dassault Falcon 50 in Türkiye. The aircraft took off from Ankara at 17:17 UTC and we lost the transponder signal at 17:41 UTC, approximately 50 km southwest of Ankara.
— Flightradar24 (@flightradar24) December 23, 2025
The aircraft involved was a 37-year-old Dassault Falcon 50… pic.twitter.com/vJAaaizR70
[Notícia atualizada às 20h31]
Leia Também: Exército Nacional Líbio explora com UE formas de conter imigração no país













