Chaves alerta para risco de inundações por "previsível" subida do Tâmega

  • 05/02/2026

"O rio Tâmega já transbordou há cinco, seis dias na zona mais sul da cidade, junto à ponte Carmona, e já ocupa a zona verde adjacente. Na zona que normalmente tem mais impacto negativo, mais potencial de dano para alguns restaurantes e serviços comerciais, é junto à ponte Romana. Lá está a cerca de 15 centímetros de transbordar neste preciso momento", referiu Nuno Vaz, cerca das 13:30, num ponto de situação feito à agência Lusa.

 

Adiantando que de noite foram encerradas vias que "tradicionalmente ficam inundadas", colocada sinalização e alterado um sentido de trânsito, o autarca pediu "cautela" à população.

"O caudal do rio tem vindo a crescer, prevendo-se que transborde em outros locais da cidade, podendo causar inundações. Prevenimos a circulação em algumas vias, notificamos por 'sms' os proprietários de algumas habitações e fizemos, também com a Proteção Civil, nas zonas potencialmente inundáveis, uma comunicação mais pessoal, mais direta", descreveu.

A Câmara de Chaves está, paralelamente, a disponibilizar sacos de areia a quem queira tentar fazer contenção da água junto às portas de entrada.

Nuno Vaz também alertou para o perigo de aluimentos e derrocadas, por saturação dos solos, salvaguardando que, pelas 13:30, não havia "nada de significativo a registar".

Portugal continental está a ser afetado pela depressão Leonardo, prevendo-se até sábado chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Há uma semana o país foi atingido pela depressão Kristin, que atingiu sobretudo a região Centro e levou à morte de dez pessoas, à destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

Há ainda a registar centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Uma centena de operacionais monitoriza margens do Mondego

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2933596/chaves-alerta-para-risco-de-inundacoes-por-previsivel-subida-do-tamega#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes