Chanceler alemão cético quanto a plano de paz aceitável nos próximos dias

  • 23/11/2025

Neste contexto, propôs que se tente chegar a acordo sobre um número inferior de pontos dos 28 apresentados pelos Estados Unidos da América.

 

"Neste momento, não estou convencido de que nos próximos dias se chegue à solução que o presidente Trump deseja", salientou, em Joanesburgo, na África do Sul, referindo-se aos trabalhos que começaram este domingo na cidade suíça de Genebra entre delegações ucraniana, americana e europeia para delinear um plano de paz que possa ser aceite tanto pela Ucrânia como pela Europa.

"Hoje é domingo e o plano do presidente Trump é chegar a um acordo na quinta-feira. Ainda estamos muito longe disso. O que não significa que seja completamente impossível alcançá-lo, mas estou cético quanto à possibilidade de um resultado assim, dadas as diferenças atuais", argumentou Merz.

O chanceler alemão acrescentou que, "se tudo o que consta nos 28 pontos for demais para resolver em cinco dias", quer tentar que haja "um ponto em que todas as partes - Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e Europa - possam chegar a um acordo".

Depois de o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, ter escrito hoje na rede social X, com ironia, que antes de começar a trabalhar no plano seria bom "saber com certeza quem é o seu autor e onde foi elaborado", uma vez que na Europa se considera que a redação beneficia claramente a Rússia, Merz salientou que é preciso aceitar o documento tal como foi apresentado para trabalhar nele.

Merz voltou a salientar que uma das questões mais importantes para os europeus são garantias de segurança fiáveis, como transmitiu na sexta-feira a Trump, quando lhe lembrou que a Ucrânia tinha o terceiro arsenal nuclear mais importante do mundo, ao qual renunciou em dezembro de 1994 em troca da promessa russa de que respeitaria plenamente a sua integridade territorial.

Entretanto, também na África do Sul, onde decorre a cimeira do G20, o presidente finlandês, Alexander Stubb, disse hoje que ligou para o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, juntamente com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, para discutir o plano dos Estados Unidos para a paz na Ucrânia.

"Tive a oportunidade de falar com o presidente Trump e com a primeira-ministra Meloni. E, claro, discutimos a situação, o plano de 28 pontos e alguns desenvolvimentos no plano de paz aqui em Joanesburgo", disse Stubb à agência de notícia France Presse, à margem da cimeira.

O presidente Trump "atendeu o telefone às 05:00 de um domingo nos Estados Unidos, o que mostra que ele trabalha dia e noite para encontrar um acordo de paz na guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia", acrescentou o presidente da Finlândia.

"Penso que, em matéria de negociações de paz, nunca se deve ter linhas vermelhas", afirmou, acrescentando: "Devemos sempre tentar encontrar soluções, e penso que a paz pode ser boa, má ou (o resultado de) um compromisso e, muitas vezes, os acordos de paz são compromissos".

Stubb não divulgou o conteúdo específico da sua conversa com o presidente Trump.

Leia Também: Trump acusa Zelensky de não mostrar "qualquer gratidão" aos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893197/chanceler-alemao-cetico-quanto-a-plano-de-paz-aceitavel-nos-proximos-dias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes