'Chama o Samu'. FC Porto goleia Celoricense e avança na Taça de Portugal
- 18/10/2025
O FC Porto confirmou, este sábado, a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao superar o Celoricense, no Estádio Cidade de Barcelos, com um triunfo claro, por 4-0.
Apesar de estar a enfrentar uma equipa do Campeonato de Portugal, os dragões apresentaram-se praticamente na sua máxima força.
Na primeira parte, coube a Jan Bednarek (9') quebrar a resistência dos locais, que mantiveram o resultado em aberto para a segunda parte.
O avançado Samu foi lançado aos 60' e resolveu ele mesmo a partida, com três golos (62', 71' e 73').
Filme do jogo
'Veneno' nas bolas paradas
Com o objetivo de regressar às vitórias, Francesco Farioli mexeu apenas em duas peças em relação ao jogo com o Benfica (0-0), antes da pausa internacional para as seleções.
Cláudio Ramos substituiu Diogo Costa na baliza, ao passo que Deniz Gul rendeu Samu na frente de ataque.
Por sua vez, o Celoricense entrou em campo, com o objetivo de tardar o primeiro golo dos visitantes. Aos 3', Borja Sainz encheu o pé à entrada da área, mas o remate saiu a rasar o poste direito.
Aos 9', a resistência dos locais caiu por terra. Na sequência de um canto, cobrado por Gabri Veiga, Jan Bednarek aproveitou uma saída em falso do guarda-redes Gonçalo Luís e estreou-se a marcar pelo novo clube.
No banco de suplentes, Francesco Farioli dava indicações para dentro de campo para que a sua equipa fosse à procura de mais golos, mas mérito para a equipa da AF Braga, muito bem organizada defensivamente, com uma linha de cinco defesas.
Sempre que podia, os locais espreitaram a baliza contrária. Aos 34', Jhon Rentería não teve receio de encarar Jan Bednarek, antes de atirar fraco para as mãos de Cláudio Ramos.
No recomeço da partida, Jakub Kiwior ficou nos balneários, o que proporcionou a entrada de Dominik Prpic. Do lado do Celoricense, Jhon Rentería apresentou alegadamente problemas físicos e Gustavo entrou para o seu lugar.
A história do jogo não foi diferente. Celoricense continuou no seu bloco baixo, permitindo aos dragões jogar no meio-campo adversário. Aos 51', Alan Varela ameaçou dilatar a vantagem, novamente na sequência de um canto, mas a bola embateu com estrondo na barra!
Samu não estava para brincadeiras
Aos 60', William Gomes, Samu e Rodrigo Mora deram nova 'vida' ao ataque azul e branco. Dois minutos volvidos, Samu inscreveu o seu nome na lista de marcadores, com um potente disparo ainda fora da área. Nota para o belo trabalho do atacante internacional espanhol, que usou o físico para ganhar posição sobre o adversário.
O camisola 9 entrou com vontade de demonstrar serviço e chegou, aos 71', ao segundo golo da conta pessoal, após assistência de Jan Bednarek, na sequência, imagine-se, de um canto.
Este foi o 7.º golo apontado pelo FC Porto na sequência de pontapés de canto, o mesmo registo da época passada.
O Celoricense quebrou fisicamente e consentiu novo golo de Samu, aos 73', após assistência de William Gomes. O último hattrick do avançado de dragão ao peito foi na época passada, diante do AVS.
Na próxima fase, o FC Porto já sabe que será anfitrião da partida, sendo que terá pela frente o vencedor do Sintrense-Rio Ave.
Leia Também: Harry Kane volta a ser decisivo e dá vitória ao Bayern frente ao Dortmund
Leia Também: Oficial: Nottingham Forest despede Ange Postecoglou a dias do FC Porto