CGD admite que venda do banco no Brasil só esteja concluída em 2027

  • 18/11/2025

 

 

Durante a conferência "Grande Encontro Banca do Futuro", realizada hoje em Lisboa, o vice-presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Francisco Cary, lembrou que "estes processos de venda são sempre muito demorados".

"Devemos receber propostas indicativas entre agora e o início de 2026", disse, referindo que, em função da "credibilidade dos proponentes" e da "qualidade das propostas", a CGD irá fazer a sua avaliação para decidir a venda.

Para finalizar, será preciso aguardar pela autorização regulatória e a experiência relativamente ao Brasil mostra que "demora perto de um ano".

Se a venda for acordada em 2026, a conclusão nunca acontecerá "antes de meados de 2027", antecipou o vice-presidente da CGD, da equipa executiva liderada por Paulo Macedo.

No início de setembro, o Governo aprovou uma resolução no Conselho de Ministros para relançar a venda de todo o capital que a CGD detém na instituição brasileira com uma venda total ou parcial das empresas que o banco brasileiro controla.

Durante a conferência de hoje, Francisco Cary lembrou que a venda do banco fez parte do plano do grupo do ciclo de 2017 a 2020, quando o grupo bancário português decidiu fazer um "desinvestimento num conjunto de atividades internacionais" com as quais não tem suficientemente "afinidade" ou "massa crítica e relevância" para justificar a presença no mercado.

Na altura, a CGD não conseguiu vender a instituição com base nas propostas que apareceram e, como não era um vendedor "desesperado", entendeu que não estavam reunidas as condições para concretizar a operação, disse.

Agora, "as razões" que levaram a CGD "a querer vender o banco continuam presentes", afirmou.

"Claro que o Brasil, do ponto de vista da afinidade cultural, é muito grande, mas a afinidade económica não é tão relevante assim", justificou, dizendo que a presença da CGD no mercado é marginal.

Em 30 de julho, durante a apresentação dos resultados da CGD, em Lisboa, o presidente executivo do banco, Paulo Macedo, afirmou que o grupo voltou "a ter entidades interessadas" no Banco Caixa Geral.

Leia Também: BdP alerta para risco de concentrar infraestruturas tecnológicas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2890265/cgd-admite-que-venda-do-banco-no-brasil-so-esteja-concluida-em-2027#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes