Certamente que está a cometer algum destes erros ao cozinhar repolho
- 04/02/2026
O repolho é bastante versátil e permite fazer diversos pratos. Se tem um em casa, cuidado com os erros que pode cometer ao cozinhá-lo. A verdade é que podem ser mais comuns do que pensa. Esta couve tem diversos benefícios, mas podem acabar por perder-se quando não é cozinhada da melhor forma.
Erros ao cozinhar repolho
O website Tasting Table partilhou alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando cozinham repolho. Será que comete algum deles? Conheça-os.
1- Não lavar bem
“Algumas pessoas pensam que, assim como a cebola, as folhas do repolho são tão bem fechadas que não é preciso lavar o interior. Infelizmente, não é bem assim, e é necessário lavar bem o repolho, inclusive o interior. Pode haver de tudo, desde sujidade até insetos, dentro das folhas, e a única maneira de removê-los é lavando-as. Pode ser mais trabalhoso, mas vale a pena o esforço para evitar mastigar areia ou vermes.”
2- Pensar que ferver é a única forma de cozinhar
“O que muita gente parece desconhecer é a enorme variedade de maneiras de cozinhar e comer repolho. As pessoas geralmente pensam em repolho apenas cozido ou em salada coleslaw. Talvez o repolho cozido seja a forma como a maioria das pessoas o conheceu na infância. Assim, não é de se admirar que não gostem. Cozinhar repolho é certamente uma opção, mas não é exatamente a mais apetitosa. Pode ser grelhado, refogado, cozido ao vapor ou até assado.”
Leia Também: Esta é a única coisa que nunca deve fazer antes de cozinhar carne
3- Cozinhar demais
“Um erro comum é cozinhar demais o repolho. Repolho cozido demais fica mole, pastoso e sem textura. Além disso, costuma perder o sabor quando cozido em excesso. Embora o repolho seja uma folha resistente e leve um tempo considerável para cozinhar, existe sim o ponto ideal para um repolho cozido demais.”
4- Não usar gordura suficiente
“Se o sabor do repolho não lhe agrada, talvez não esteja a usar gordura suficiente ao cozinhá-lo. O sabor do repolho fica ainda melhor quando cozido com manteiga ou azeite. A quantidade certa de gordura ajuda a caramelizar e a dourar, realçando o seu sabor adocicado e tornando-o mais saboroso.”
5- Sobrecarregar a panela
“O repolho pode assemelhar-se ao espinafre por ter um volume muito grande quando cru, mas tende a encolher significativamente ao cozinhar, embora talvez não tão drasticamente quanto o espinafre. O repolho tem um alto teor de água, que é libertada. Quanto mais tempo o repolho cozinha, mais seu volume diminui. O problema é que pode acabar por sobrelotar o repolho na panela. Isso significa que não irá cozinhar uniformemente.”
6- Deixar o repolho picado a secar
“É uma grande vantagem poder preparar a comida com antecedência para evitar o stress no dia. Seja para um jantar com amigos ou para uma festa compartilhada, picar o repolho antes pode ser uma boa ideia para adiantar a preparação. Infelizmente, isso pode fazer com que fique seco. Para mantê-lo crocante, o ideal é deixá-lo de molho em água até a hora de usar.”
7- Não temperar bem
“O repolho adora uma boa quantidade de tempero e fica infinitamente mais saboroso quando a quantidade é adequada. Por ser tão carnudo e rico em água, precisa de mais tempero do que muitos outros vegetais. Isso começa com a adição de sal suficiente, que ajuda a realçar seu sabor, mas não precisa parar por aí. A pimenta é também um bom complemento.”
8- Usar o tipo de repolho errado nas receitas
“Diferentes tipos e variedades de repolho não só têm sabores diferentes, como também cozinham de maneiras diferentes. Um erro comum que as pessoas cometem é aplicar qualquer receita a qualquer tipo de repolho. Nem sempre funciona.”
9- Cortar de forma inconsistente
“A forma como corta o repolho influencia. Naturalmente, pedaços maiores demoram mais a cozinhar do que tiras mais finas. Por isso, é importante cortar o repolho de maneira uniforme, evitar que coza de forma irregular e ficar com um prato com repolho cru e cozido demais.”
10- Pensar de salada coleslaw é a única forma de usar cru
“Pode tornar-se um pouco monótono se a salada coleslaw for a única maneira de consumir repolho cru, especialmente considerando o quão fresco, crocante e versátil pode ser. Existem muitas saladas diferentes que pode preparar com repolho cru.”














