Cérebro passa por cinco fases na vida, mudando aos 9, 32, 66 e 83 anos

  • 25/11/2025

O cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, com alterações nas ligações neuronais, ocorrendo as transições aos 9, 32, 66 e 83 anos, indica um estudo publicado hoje na revista científica Nature Communications.

 

Liderada por neurocientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a investigação baseia-se em dados de ressonância magnética de 3.802 pessoas entre os 0 e os 90 anos, cujas ligações neuronais foram mapeadas através do rastreio do modo como as moléculas de água se movem através do tecido cerebral.

Foram detetadas cinco grandes fases da estrutura cerebral na vida humana média, divididas por quatro principais "pontos de viragem", quando os cérebros se reconfiguram.

"Sabemos que a estrutura do cérebro é crucial para o nosso desenvolvimento, mas ainda não temos uma visão completa de como se modifica ao longo da vida e porquê", afirmou Alexa Mousley, da Universidade de Cambridge, que liderou a investigação, citada num texto de divulgação do estudo.

A cientista assinalou que o estudo "é o primeiro a identificar as principais fases da formação das conexões cerebrais ao longo da vida humana".

"Estas fases fornecem um contexto importante para compreendermos em que é que os nossos cérebros podem ser mais eficientes ou mais vulneráveis em diferentes fases da vida. Isto pode ajudar-nos a compreender porque é que alguns cérebros se desenvolvem de forma diferente em momentos-chave da vida, seja em relação a dificuldades de aprendizagem na infância ou demência na velhice", adiantou.

Segundo o estudo, na primeira fase, dos 0 aos 9 anos, designada de infância, o volume de massa cinzenta (que contém neurónios) e de massa branca (que permite as ligações) aumenta significativamente.

Assiste-se a uma "consolidação da rede", quando o grande número de sinapses (ligações entre os neurónios) que são produzidas em excesso no cérebro do bebé diminui, sobrevivendo apenas as mais ativas.

Em todo o cérebro, as ligações reorganizam-se no mesmo padrão desde o nascimento até aproximadamente aos 9 anos quando ocorre o primeiro "ponto de viragem", o cérebro passa por "uma mudança radical na sua capacidade cognitiva, e surge o maior risco de perturbações de saúde mental", alertam os investigadores, citados pela agência noticiosa espanhola EFE.

Na fase da "Adolescência Cerebral", até aos 32 anos, a substância branca continua a aumentar de volume, pelo que a organização das redes de comunicação do cérebro se torna cada vez mais refinada.

O período é caracterizado tanto pela eficiência das ligações dentro de regiões específicas como pela comunicação rápida em todo o cérebro, o que está ligado a um melhor desempenho cognitivo.

Esta é a "única fase" em que aumenta a "eficiência neural", segundo Mousley, indicando os investigadores que "o pico do desempenho cognitivo" é observado no início dos 30 anos.

Dos 32 aos 66 anos, o cérebro entra na sua fase mais longa, a idade adulta. Em comparação com as fases anteriores, a estrutura cerebral estabiliza e as regiões cerebrais começam a compartimentar-se lentamente.

A passagem para a fase do "envelhecimento cerebral precoce" é muito mais suave, não se registam grandes mudanças estruturais, embora os investigadores tenham encontrado alterações significativas no padrão das redes cerebrais, em média, por volta dos 66 anos.

"Os dados sugerem que uma reorganização gradual das redes cerebrais culmina em meados dos sessenta anos", disse Mousley, acrescentando que estará "provavelmente relacionado com o envelhecimento, com uma conectividade ainda menor à medida que a substância branca começa a degenerar".

Por volta dos 83 anos o cérebro entra na sua fase final de desenvolvimento, a do "envelhecimento cerebral tardio".

Os dados sobre esta etapa são limitados, mas o que a caracteriza é "uma transição do global para o local", ou seja, diminui ainda mais a conectividade de todo o cérebro e aumenta a dependência de regiões específicas.

Duncan Astle, professor de Neuroinformática em Cambridge e outro dos autores, referiu que a forma como o cérebro estabelece conexões está ligada a muitas condições de neurodesenvolvimento, de saúde mental e do sistema nervoso, acrescentando que "as diferenças na conectividade cerebral predizem dificuldades relacionadas com a atenção, a linguagem, a memória e uma série de comportamentos diferentes".

"Compreender que a jornada estrutural do cérebro não é uma questão de progressão constante, mas sim de alguns pontos de viragem importantes, ajudar-nos-á a identificar quando e como a sua conectividade é vulnerável a perturbações", disse ainda, citado no comunicado da universidade.

Novo estudo. Ajudar os outros faz mesmo bem à saúde... e ao cérebro

Novo estudo. Ajudar os outros faz mesmo bem à saúde... e ao cérebro

Um novo estudo feito pela Universidade do Texas em parceria com a Universidade de Massachusetts concluiu que ajudar os outros - seja em voluntariado ou na própria comunidade - ajuda a prevenir o declínio cognitivo.

Mariline Direito Rodrigues | 18:00 - 11/11/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2894508/cerebro-passa-por-cinco-fases-na-vida-mudando-aos-9-32-66-e-83-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes