Cerca de cem pessoas manifestam-se em Lisboa contra regime iraniano

  • 14/02/2026

Por volta das 15h45 (hora de Lisboa) uma centena de manifestantes, na maioria da comunidade iraniana em Portugal, empunhavam bandeiras do Irão mas também de Portugal, de França, dos EUA e de Israel, na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa.

 

Os manifestantes entoavam, na sua língua de origem, palavras de ordem para apelar "à libertação", assim como de solidariedade para com as vítimas do regime iraniano que no último mês matou milhares de manifestantes, segundo organizações não-governamentais.

Roya Bakhoda, uma das manifestantes, disse à Lusa que a "Europa também está perigo" e que o "regime [iraniano] tem que desaparecer".

Roya, que vive em Portugal há 37 anos apelou ainda ao Governo português para que encerre a embaixada do Irão. "Eu sei que o governo português não trabalha com terroristas, então, por favor, fechem aquela embaixada", acrescentou.

A manifestante pediu ainda por uma "intervenção militar" pois as "pessoas estão a lutar sem armas".

"Então é necessário uma intervenção militar para o povo se poder libertar deste governo", asseverou.

Shervin Razminia, outro manifestante que reside há oito anos em Portugal, apelou à empatia dos portugueses para com os iranianos, invocando a revolução do 25 abril.

"Eu acho que Portugal e os portugueses têm uma boa experiência por causa do 25 de abril, vocês sabem o que a liberdade significa, como este sentimento é forte", disse.

Shervin pediu também o fim do regime islâmico no Irão, afirmando que sem este o mundo ficaria em paz.

Em declarações à Lusa também, um missionário brasileiro que esteve na Turquia, Mustafa Ibrahim, relatou "casos de engenheiros, médicos e professores que tiveram bens confiscados" por serem cristãos, e que acabam por se tornar refugiados em Istambul.

"O meu apelo aos governos de todo o mundo é que possam olhar com um olhar humano para a situação que o Irão está vivendo e fazer pressão, para que essa teocracia que tem massacrado a vida das pessoas possa deixar de existir, que haja uma transição de governo, que saia essa teocracia e possa haver, de facto, a democracia", afirmou.

Este protesto realizou-se a propósito do "Dia Global de Ação em solidariedade com o povo iraniano", assinalado também no Porto, onde juntou várias centenas de pessoas.

Em Munique, à margem da Conferência de Segurança, o principal encontro mundial de especialistas em políticas de segurança que este ano acolhe cerca de 60 líderes mundiais, ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, cerca de 200.000 mil pessoas manifestaram-se contra o regime iraniano.

[Notícia atualizada às 17h48]

Leia Também: Donald Trump defende que mudança de poder no Irão "seria o melhor"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2939685/cerca-de-cem-pessoas-manifestam-se-em-lisboa-contra-regime-iraniano#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes