Cerca de 46% dos norte-americanos apoiam extinção de ICE após morte

  • 13/01/2026

Trata-se do primeiro inquérito de opinião a mostrar mais cidadãos norte-americanos a favor do que contra (43%) a eliminação desta agência do Governo federal dos Estados Unidos, criada em 2003 pelo então Presidente, George W. Bush (2001-2009), após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

 

Além disso, 47% dos inquiridos consideram que o ICE está a tornar os norte-americanos "menos seguros", em contraste com 34% que acham que a agência cria "mais segurança" no país.

A sondagem foi realizada entre 09 e 12 de janeiro, após a morte, a 07 de janeiro, de Renee Nicole Good, uma cidadã norte-americana branca de 37 anos que foi mortalmente baleada por agentes do ICE durante uma operação em Minneapolis, o que desencadeou protestos a nível nacional contra a agência.

O Governo do Presidente norte-americano, Donald Trump, acusou a mulher de "terrorismo interno" porque, segundo os agentes do ICE, tentou atropelá-los com o seu veículo.

No entanto, as autoridades locais refutaram esta versão, afirmando que as imagens de vídeo mostram que ela estava a tentar afastar-se, mas os agentes perseguiram-na.

Metade dos norte-americanos, 50%, considerou que o assassinato de Renee Nicole Good "não foi justificado", ao passo que menos de um terço, 30%, o considerou "justificado", e os restantes disseram não ter a certeza, segundo a sondagem da empresa internacional de estudos de opinião YouGov e da revista norte-americana The Economist.

O inquérito mostrou também que quase três quartos da população, 73%, pensa que o ICE deve usar fardas quando faz operações de detenção, e 56% afirmaram que não deveria ser permitido que usem máscaras, como denunciaram pessoas detidas pela agência.

Quase metade, 49%, declararam ter "muito pouca" confiança no ICE, em comparação com 15% que expressaram "grande confiança" e 17% que manifestaram "enorme confiança".

O incidente aumentou o escrutínio da agência por parte de democratas progressistas, tendo a congressista Alexandria Ocasio-Cortez hoje reiterado que a sua posição continua a ser a de extinguir o ICE, responsável pela execução da política de deportações em massa do Governo Trump.

Mas o ICE anunciou na semana passada um aumento de 120% do seu contingente, após a contratação de 12 mil agentes, elevando o total para 22 mil, graças à "grande e bela lei" assinada por Trump no ano passado, que a tornará a maior agência de segurança dos Estados Unidos.

A sondagem foi realizada junto de uma amostra de 1.602 cidadãos norte-americanos por meio de entrevistas digitais e tem uma margem de erro de 3,3%.

Seis procuradores renunciam por pressões para investigar viúva de Renee

Seis procuradores renunciam por pressões para investigar viúva de Renee

Pelo menos seis procuradores federais do Minnesota já se demitiram por estarem a ser pressionados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para investigar a viúva de Renee Nicole Good, a mulher morta em Minneapolis por um agente do ICE.

Notícias ao Minuto com Lusa | 20:52 - 13/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918883/cerca-de-46-dos-norte-americanos-apoiam-extincao-de-ice-apos-morte#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes