Cerca de 400 mil crianças assistidas com serviços de nutrição em Moçambique

  • 19/12/2025

De acordo com uma nota daquele fundo das Nações Unidas, o programa "Melhorar a Nutrição Infantil e Fortalecer a Resiliência em Áreas Afetadas por Ciclones em Moçambique", permitiu alcançar, em seis anos, aproximadamente 400 mil crianças com serviços essenciais de nutrição, reduzindo para 35% os níveis de desnutrição crónica severa em crianças menores de cinco anos naquela província.

 

A redução dos casos de desnutrição advém, segundo a Unicef, de "intervenções integradas" nas áreas de saúde, nutrição, higiene e saneamento, o que resultou na melhoria das condições de vida das crianças.

O projeto, que contou com a colaboração do Governo moçambicano e da União Europeia (UE), também reduziu os casos de tosse, em 8%, e febre infantil, em 14,7%, refletindo, segundo a Unicef, uma integração mais forte das intervenções de saúde, nutrição e higiene.

"Além disso, registou-se um aumento de 4% no conhecimento e envolvimento dos cuidadores nas práticas de estimulação infantil, associado à mudança social de comportamento e abordagem das famílias modelo", refere-se.

No domínio de saneamento e higiene, a agência da ONU explica que, no mesmo período, acima de duas mil comunidades ficaram livres de fecalismo a céu aberto, beneficiando mais de 780 mil residentes, reduzindo essa prática de 46% para 31%, e promovendo uma forte adoção de práticas de higiene seguras.

"Resultados adicionais incluem um aumento de 20% no acesso ao saneamento básico nas áreas alvo. Também houve uma melhoria na diversidade alimentar das famílias e crianças, com um aumento de 24% e 33%, respetivamente", acrescenta-se.

Para Mary Eagleton, representante da Unicef em Moçambique, com a implementação do programa, as crianças naquela província têm agora mais oportunidades de crescer com saúde, e as famílias estão mais preparadas para prevenir doenças evitáveis e promover hábitos de higiene.

O embaixador da UE no país, Antonino Maggiore, também citado no documento, considerou que os resultados demonstram que intervenções integradas e baseadas em evidências geram impactos reais e duradouros.

Em novembro, o Governo moçambicano avançou que mais de 117 mil menores moçambicanos, com idades até aos 2 anos, beneficiam de subsídio do Estado, para reduzir a taxa de desnutrição crónica em crianças até aos 5 anos.

De acordo com o secretário de Estado de Género e Ação Social, Abdul Esmail, a execução deste programa visa contribuir para a redução da desnutrição crónica em crianças menores de 5 anos, "que atualmente situa-se em 37% no país".

A primeira-ministra moçambicana, Benvinda Levi, disse, em agosto, que os níveis de desnutrição crónica em crianças menores de 5 anos reduziram-se seis pontos percentuais em 10 anos, para 37% em 2023, prevalecendo entre as causas os desastres naturais "intensos e cíclicos".

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o país.

Leia Também: Autoridades detêm suspeitos de furtarem medicamentos em Maputo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2907068/cerca-de-400-mil-criancas-assistidas-com-servicos-de-nutricao-em-mocambique#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes