Cerca de 30 pessoas sequestradas num novo ataque no centro da Nigéria
- 23/12/2025
Fontes locais citadas pelo jornal nigeriano The Premium Times especificaram que 28 pessoas foram raptadas na localidade de Zak, situada na área de Yak, acrescentando que entre elas há um número indeterminado de crianças, sem que se saiba, por enquanto, o seu paradeiro.
Segundo o líder comunitário de Wase, Sapii Sambo, os assaltantes abordaram um veículo que transportava uma delegação oficial que se dirigia a um evento religioso da comunidade muçulmana em Sabon Layi.
"Eles emboscaram o veículo nos arredores da localidade e sequestraram todos os passageiros", salientou.
As autoridades nigerianas ainda não se pronunciaram sobre o incidente, depois de o ministro da Informação nigeriano, Mohammed Idris, ter anunciado na segunda-feira que a administração de Bola Tinubu estabeleceu este ano uma "nova doutrina nacional antiterrorista" que inclui a declaração como "terrorista" de "qualquer grupo armado" envolvido em sequestros.
Nos últimos anos, registou-se um aumento da insegurança --- anteriormente concentrada no nordeste do país, onde operam o Boko Haram e a sua fação, o Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês) --- em zonas do centro e oeste do país, na maioria dos casos relacionadas com bandos armados e redes criminosas.
No domingo, as autoridades nigerianas anunciaram a libertação de 130 alunos raptados em 21 de novembro por homens armados no dormitório de uma escola católica na região centro-norte do país.
Uma centena de alunos da mesma escola, também raptados a meio da noite, já tinham sido libertados no início de dezembro.
"Cerca de 130 outros estudantes raptados no estado do Níger foram libertados, nenhum permanece em cativeiro", afirmou Sunday Dare, porta-voz da presidência nigeriana, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter) no domingo, acompanhada de uma fotografia de crianças sorridentes.
Leia Também: Participantes de festividade muçulmana raptadas na Nigéria













