CEO do SNS quer ampliar horário da urgência pediátrica de Chaves
- 19/12/2025
Atualmente a urgência pediátrica está aberta das 08h00 às 20h00, apenas entre segunda e sexta-feira, e tem localmente sido reclamada, pela população e autarcas, uma melhoria no horário de funcionamento deste serviço.
"A direção executiva e conselho de administração da ULS vão trabalhar no sentido de colmatar as lacunas de recursos humanos necessários para assegurar o funcionamento da urgência de pediatria todos os dias, sete dias por semana, até às 22h00", afirmou Álvaro Almeida, que falava no Hospital de Chaves, inserido na Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).
A ULSTMAD tem sede em Vila Real, agrega os hospitais de Chaves e Lamego e 23 centros de saúde.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) acompanhou a ministra da Saúde numa visita a esta unidade hospitalar, onde hoje a governante vai jantar com os trabalhadores depois de um convite que aceitou mal tomou posse para este novo Governo.
"É esse o nosso compromisso porque, de facto, essa é uma necessidade que deve ser colmatada dentro do espírito de canalizar os recursos, que são poucos, para onde eles fazem mais falta e entendemos que, onde eles fazem mais falta, é precisamente nesse horários que eu referi", salientou Álvaro Almeida.
Depois, acrescentou, "os cuidados mais diferenciados terão de ser prestados de preferência dentro da ULS em Vila Real e, em alguns casos, com recurso aos hospitais de terceira linha: o Santo António e São João (Porto)".
Desde que a urgência pediátrica sofreu constrangimentos que o presidente da câmara de Chaves, Nuno Vaz (PS), tem defendido a reposição do serviço. Hoje mesmo, durante a tarde, falou sobre o assunto à comunicação social, antes da chegada da ministra.
Durante a visita à urgência pediátrica voltou a abordar o assunto, pedindo uma "meta, um cronograma" para o reforço do serviço, com Ana Paula Martins a referir que não tem "conversas institucionais através dos jornais" e a lembrar que Nuno Vaz foi o primeiro presidente de câmara que recebeu após tomar posse.
Já depois da inauguração da nova sala de Tomografia Axial Computorizada (TAC) desta unidade hospitalar, a ministra disse ao autarca queh - "será mais aquilo que nos une do que aquilo que nos divide".
"Revalorizar este hospital" é uma "meta e ambição" para a ministra, que, nas últimas legislativas, foi eleita deputada pelo distrito de Vila Real.
"Há aqui um compromisso para que se possa melhorar a resposta ao nível da pediatria, a proposta que aqui foi deixada é que possa haver um incremente de resposta no sentido que, diariamente, ela possa estender-se até às 22h00 e prologar-se pelo fim de semana. Mesmo que não seja aquilo que ambicionamos e pugnamos, que é uma resposta integrada, no entanto acontecendo uma resposta desta natureza é um ganho que temos que valorizar", afirmou Nuno Vaz.
O autarca defendeu uma urgência pediátrica e o internamento a funcionarem durante 24 por dia.
"No entanto, a minha preocupação advém da circunstância de não haver nenhum compromisso com datas. Há, de facto, uma manifestação de intenção, há uma vontade expressa, mas eu gostaria que houvesse aqui, pelo menos, um cronograma, uma data", apontou.
Segundo adiantou, tanto a ministra como diretor-executivo do SNS, falaram no prazo "da legislatura".
"A legislatura é muito longa, até 2029. É uma resposta fora de tempo", referiu o presidente da câmara, que disse temer que o hospital possa ficar prejudicado no futuro.
Faltaram ainda respostas, acrescentou, a "nível dos cuidados intermédios e às várias áreas medicas como cirúrgicas, medicina interna", referindo ainda que a unidade hospitalar precisava de, pelo menos, mais "10 médicos".
Leia Também: Dois detidos por roubo com arma branca em Chaves em prisão preventiva













