Centenas unem-se em alto mar em homenagem a vítimas de ataque em Bondi

  • 19/12/2025

As vítimas do ataque terrorista na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, foram alvos de uma homenagem em alto mar, esta sexta-feira, dia 19 de dezembro.

 

Centenas de pessoas - sobretudo surfistas - uniram-se para assinalar todas as vítimas do ataque terrorista, que no dia 14 de dezembro fez 16 vítimas mortais, entre elas um dos atiradores.

A Getty, responsável pelas imagens que pode ver acima, afirma que a vida está a voltar lentamente à normalidade. Ainda assim, as vítimas do pior ataque na Austrália nos últimos 30 anos não são esquecidas, como comprova a homenagem de hoje.

Esta homenagem acontece ao mesmo tempo que estão a decorrer as cerimónias fúnebres das vítimas. O funeral de Matilda, por exemplo, aconteceu esta quinta-feira, e a família pediu para que a raiva que este ataque possa ter gerado não sirva para alimentar (mais) ódios. Matilda, descrita como um "raio de sol", tinha dez anos e é a mais nova das 15 pessoas que morreram às mãos dos atiradores, pai e filho.

O ataque

Dois homens armados com espingardas abriram fogo contra a multidão reunida num parque próximo à praia de Bondi, uma das mais movimentadas e turísticas do país, por volta das 18h40, hora local (07h40 em Lisboa), de domingo.

Catorze pessoas - incluindo um dos assaltantes - morreram no local do crime e outras duas, nomeadamente uma menina com 10 anos e um homem de 40, faleceram posteriormente no hospital.

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, sete das quais continuam em estado crítico.

Atentado motivado "por ideologia" do Daesh

Anthony Albanese declarou que o ataque a uma multidão, que comemorava a festa judaica do Hanukkah numa praia de Sydney, parece ter sido "motivado pela ideologia" do grupo "Estado Islâmico".

As autoridades qualificaram o ataque de antissemita, mas até agora tinham dado poucos detalhes sobre as motivações dos atacantes. 

Esta terça-feira, Anthony Albanese forneceu uma das primeiras indicações de que os dois homens tinham-se radicalizado antes de cometer o "assassinato em massa".  

"Parece que isto foi motivado pela ideologia do Estado Islâmico" (EI), afirmou o chefe do executivo. 

O grupo terrorista EI controlou vastos territórios no Iraque e na Síria, antes de ser derrotado em 2019, mas ainda tem células adormecidas de combatentes no país.  

Albanese declarou que Naveed Akram, de 24 anos, tinha sido sujeito a verificações dos serviços secretos australianos em 2019, sem aparentar representar na altura uma ameaça imediata.  

Leia Também: "Que possam voar alto". Centenas homenageiam vítimas de ataque em Sydney

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2907060/centenas-unem-se-em-alto-mar-em-homenagem-a-vitimas-de-ataque-em-bondi#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes