Centenas homenageiam estudante que morreu no ataque à Brown

  • 23/12/2025

A homenagem decorreu na Catedral do Advento, no centro de Birmingham, para homenagear Ella Cook, de 19 anos.

 

A estudante e Mukhammad Aziz Umurzokov, de 18 anos, caloiro da universidade, foram mortos em 13 de dezembro, quando um atirador entrou numa sala de estudo num edifício académico da Brown e abriu fogo contra os estudantes. Outros nove alunos ficaram feridos.

As autoridades acreditam que o ataque foi executado pelo português Cláudio Neves Valente, de 48 anos, que tinha sido estudante de pós-graduação em física na Brown durante o ano letivo de 2000-2001.

Dois dias depois, Neves Valente terá assassinado a tiro o também português Nuno Loureiro, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na casa do professor, na região de Boston.

Valente, que estudou com Loureiro em Portugal na década de 1990, foi encontrado morto dias depois num armazém em New Hampshire, vítima de um ferimento de bala autoinfligido.

A autópsia determinou que Neves Valente morreu em 16 de dezembro, o mesmo dia em que Loureiro faleceu num hospital.

A família de Cook convidou na segunda-feira os presentes a vestirem "cores de Páscoa", sublinhando a fé cristã de Cook, num funeral episcopal que também aludiu ao Natal.

O reverendo Paul F.M. Zahl, que anteriormente liderava a igreja, leu excertos de várias cartas escritas por membros da comunidade de Brown aos pais de Cook, Anna Bishop Cook e Richard Cook, que criaram Ella e os seus dois irmãos mais novos no bairro nobre de Mountain Brook, em Birmingham.

"A Ella era inteligente, confiante, curiosa, gentil, íntegra e corajosa. Teve um grande impacto no campus em apenas três semestres", sublinhou David Skarbek, professor de Economia Política na Brown.

Zahl frisou ainda à congregação que o funeral era "uma espécie de palco maior, um microfone mais amplificado" para Cook disseminar a sua fé cristã.

Cook era uma pianista que estudava francês, matemática e economia em Brown, onde também desempenhava as funções de vice-presidente do grupo republicano da universidade.

A sua ação política gerou uma onda de reações por parte dos republicanos a nível nacional e do Alabama.

A governadora do Alabama, Kay Ivey, ordenou que as bandeiras fossem colocadas a meia haste em todo o Estado em memória de Cook.

Leia Também: Tiroteio em Brown? FBI não divulga se sem-abrigo irá receber recompensa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908737/centenas-homenageiam-estudante-que-morreu-no-ataque-a-brown#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes