Centenas de autarcas debatem desafios e elegem direção para novo mandato

  • 10/12/2025

Pedro Pimpão, presidente social-democrata reeleito na Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, e que já era membro do Conselho Diretivo da ANMP, é o candidato único conhecido e deverá ser eleito como o novo presidente da associação, substituindo no cargo a socialista Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos.

 

Luísa Salgueiro, eleita presidente em 2021, deixa o cargo depois de o PSD ter vencido em mais câmaras no todo nacional, ganhando por isso a presidência da associação que representa os municípios.

Além de autarcas do PSD e do PS, farão parte do órgão executivo da associação, que representará os municípios nos próximos quatro anos, presidentes de Câmaras eleitos por movimentos independentes.

Pela primeira vez, a CDU, que ganhou em 12 câmaras, fica de fora da direção da ANMP e o Chega, que elegeu apenas três presidentes de Câmaras, também teve um resultado que ficou longe de ter direito a uma presença no Conselho Diretivo da ANMP.

O município do Porto, que no último mandato protagonizou a primeira cisão na ANMP, aprovou o seu regresso à associação de municípios.

No XXVII Congresso da ANMP, que decorre no sábado e no domingo no Centro Cultural de Viana do Castelo, serão também debatidos os temas mais relevantes para os municípios nos próximos anos, nomeadamente autonomia, descentralização, o financiamento local, a sustentabilidade e a coesão territorial.

Em entrevista à Lusa, Pedro Pimpão prometeu lealdade ao Governo PSD, que é o seu partido, mas também intransigência na defesa dos interesses dos municípios.

O autarca considerou que também é do interesse do Governo ter uma associações "forte, exigente e que ajude, de forma positiva, construtiva, com ideias novas, a melhorar aquilo que já existe".

O candidato à liderança da ANMP considerou ainda que a descentralização de competências da Administração Central para os municípios deveria ter sido mais bem negociada e defendeu que o fundo de financiamento da descentralização existente "tem de ser reforçado".

Pedro Pimpão afirmou ainda que gostaria de receber de prenda do Governo a revisão da Lei das Finanças Locais, nos 50 anos do poder local democrático, que se assinalam em 2026.

"Tenho a certeza de que tem de haver essa prenda, porque é um compromisso do Governo. Neste momento, da parte da associação de municípios, há vontade de colaborar de forma construtiva para que essa nova lei seja uma realidade e vamos trabalhar em conjunto para que isso seja concretizado", afirmou.

A ANMP realiza congressos de dois em dois anos, sendo que só aquele que se segue a eleições autárquicas é eletivo.

O Conselho Diretivo é um órgão executivo composto por um presidente, cinco vice-presidentes e 11 vogais, eleitos pelos delegados no Congresso Nacional em lista plurinominal.

No congresso são ainda esperados o ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Nas eleições autárquicas, realizadas em 12 de outubro, o PSD, com listas próprias ou em coligações, venceu em 136 municípios, contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.

Leia Também: AM do Porto aprova regresso à Associação Nacional de Municípios

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2902061/centenas-de-autarcas-debatem-desafios-e-elegem-direcao-para-novo-mandato#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes