Cena de pugilato mancha Jogos Olímpicos de Inverno. Até o árbitro tombou
- 16/02/2026
O domingo ficou reservado para um dos piores momentos da atual edição dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina. Tudo aconteceu no jogo de hóquei no gelo entre as seleções de Canadá e França (10-2), quando já perto do final Pierre Crinon e Tom Wilson decidiram protagonizar uma cena de pugilato.
A dupla desentendeu-se após o canadiano ter confrontado o francês por conta de uma cotovelada dada em Nathan MacKinnon, chegando mesmo a vias de facto e deixando a Santa Giulia Ice Hockey Arena em choque perante aquilo que estava a acontecer.
Os árbitros tiveram mesmo de intervir e lá conseguiram colocar um ponto final na confusão, perante a serenidade dos restantes jogadores das duas seleções, que se limitaram a assistir ao triste espetáculo levado a cabo pelos colegas que, inevitavelmente, foram expulsos da partida.
"Obviamente, lutar não é o foco deste torneio, mas quando alguém tenta entrar em confronto direto com um dos nossos grandes rapazes, acontece aquilo que o Wilson fez. Ele fez muito mais do que aquilo, mas foi ótimo vê-lo a impor-se", afirmou o canadiano Drew Doughty, citado pela Associated Press.
De resto, e segundo revela o AS, uma luta num jogo de hóquei em plenos Jogos Olímpicos era algo que já não acontecia há 28 anos. É preciso recuar até 1998 para encontrar semelhante incidente.
VOLANO PUGNI IN CANADA-FRANCIA
— Eurosport IT (@Eurosport_IT) February 15, 2026
Rissa tra il canadese Tom Wilson e il francese Pierre Crinon: entrambi puniti con una penalità di gioco per cattiva condotta pic.twitter.com/eC9me3Yjtc
Tolerância zero nos Jogos Olímpicos
O hóquei no gelo é um desporto no qual este tipo de disputas são bastante recorrentes, em especial na NHL. Segundo consta na regra 46, a Liga dos Estados Unidos da América e do Canadá permite que os jogadores troquem agressões em duelos um para um, mas sem poderem utilizar o taco. A luta termina quando um dos atletas vai ao chão. Os jogadores são penalizados com cinco minutos fora de jogo, numa ação chamada de fighting major.
No entanto, nos Jogos Olímpicos não há lugar a qualquer tipo de violência e este tipo de desaguisados são expressamente proibidos e os árbitros estão obrigados a dar ordem de expulsão aos intervenientes.
Para já, a Federação Internacional de Hóquei do Gelo não avançou com qualquer medida adicional, mas a Federação de França já abriu um processo disciplinar a Pierre Crinon, de acordo com o AS.
Crinon com histórico nestas andanças
O jogador francês tem um histórico assinalável neste tipo de ações, tendo cumprido, no início da temporada, uma suspensão de sete jogos depois de ter esmurrado Matt O'Connor, guarda-redes do Angers que ficou com uma lesão no olho.
No total, Pierre Crinon já falhou 19 jogos por castigo nos últimos quatro anos e já há quem peça a sua dispensa da seleção de França.
Ainda assim, vale referir que o internacional francês terá pedido desculpas a Nathan MacKinnon no final do encontro, segundo os relatos veiculados pela Associated Press.
Canadá confirmou favoritismo
No que diz respeito ao jogo jogado, o Canadá confirmou todo o favoritismo que lhe era atribuído antes do jogo, vencendo de forma categórica e com a eficácia habitual. O resultado não engana: 10-2.














