Célia Pessegueiro eleita nova líder do PS/Madeira

  • 13/12/2025

Segundo a informação divulgada pelo partido, Célia Pessegueiro, que foi a única candidata nas eleições internas, obteve "98,78% dos votos, num total de 1.138 militantes que exerceram o seu direito de voto".

 

"Está assim eleita a primeira mulher para a presidência do PS/Madeira e também a primeira mulher a presidir a um partido na Madeira com assento parlamentar desde a instauração da democracia", lê-se na nota.

No documento, os socialistas madeirense destacam que a nova líder "quer unir o PS e prepará-lo para o futuro".

Acrescentam que "um dos motes da sua candidatura é construir partido, que clarifica como a aposta na adesão de novos militantes, criando estruturas partidárias locais fortes, pretendendo iniciar esse trabalho nos concelhos onde o PS teve resultados mais baixos nos últimos atos eleitorais".

A criação de um Laboratório de Ideias da Madeira, para ser "um espaço de debate e participação política", visando manter o PS aberto aos contributos da sociedade civil e atualizar as propostas políticas do partido, adequando-as aos novos desafios, é uma das propostas de Célia Pessegueiro, que vai liderar o PS/Madeira nos próximos dois anos.

Na ação política, Célia Pessegueiro também pretende "apostar no contacto direto e regular com os madeirenses e porto-santenses".

Dado que não está prevista a realização de eleições nos próximos dois anos, argumenta ser tempo de "construir e robustecer o PS na sociedade, desafiar os cidadãos à participação política, combater o clima de ódio populista instalado e preparar políticas alternativas, tendo em vista resolver problemas e desafios que se colocam à Madeira e ao Porto Santo".

Nas eleições internas de hoje, foram ainda eleitos 300 delegados ao XXIII Congresso Regional do PS/Madeira, que se realiza a 10 e 11 de janeiro, no Centro de Congressos da Madeira, bem como a presidente das Mulheres Socialistas da Madeira, Cátia Vieira Pestana (com 82,4%).

Célia Pessegueiro nasceu em 1980 na Ponta do Sol, um dos concelhos na zona oeste da ilha da Madeira, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Universidade da Madeira, sendo editora e organizadora de eventos culturais.

Foi a primeira líder mulher de uma juventude partidária na Madeira (2002-2008), a primeira mulher eleita presidente de um município (2017), tendo sido também deputada na Assembleia Legislativa da Madeira e vereadora no município da Ponta do Sol.

Célia Pessegueiro perdeu nas últimas autárquicas a liderança da Câmara da Ponta do Sol, que detinha há oito anos.

Por seu turno, o líder cessante, Paulo Cafôfo, sublinha que chegou "ao fim um ciclo" e que deixa o cargo "em paz" e "sem sombras, livre de pesos e de mágoas", "com a cabeça levantada", declarando o seu apoio a Célia Pessegueiro.

Os socialistas perderam a Câmara Municipal da Ponta do Sol, uma das três que lideravam, para a coligação PSD/CDS-PP, e também ficaram sem representação na vereação de quatro municípios, mantendo-se apenas no governo de Machico e Porto Moniz.

No Funchal, o principal município da Madeira, o PS passou de cinco vereadores para um, num executivo composto por 11 elementos, com seis eleitos do PSD/CDS-PP, dois do JPP, dois do Chega e um socialista.

Leia Também: Montenegro tem "cumprido integralmente" compromissos com a Madeira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2903865/celia-pessegueiro-eleita-nova-lider-do-psmadeira#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes