CDU de Merz vence na Renânia do Norte-Vestfália, mas é a AfD cresce

  • 15/09/2025

A CDU lidera os resultados eleitorais com 33,7% dos votos contabilizados, seguida pelo Partido Social-Democrata (SPD), com 22,1%, e pela extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD), em terceiro lugar com cerca de 15% dos votos, quase triplicando o apoio que tinha há cinco anos no estado ocidental, segundo projeções da emissora pública WDR.

 

Os Verdes sofreram fortes perdas, caindo quase sete pontos percentuais para 13,1%, enquanto o Partido Democrático Livre (FDP) perdeu dois pontos percentuais, ficando com 3,5% dos votos.

Em contrapartida, Die Linke (A Esquerda) melhorou um ponto e meio os seus resultados, obtendo 5,5%.

O partido do chanceler conservador, nas primeiras eleições com Friedrich Merz à frente do Executivo alemão, deve ser confirmado vencedor com mais de um terço dos votos expressos, num escrutínio que atraiu às urnas 58,5% dos eleitores recenseados, segundo a WDR, numa participação significativamente superior à das eleições locais de 2020 (51,9%).

O líder parlamentar da CDU, Jens Spahn, afirmou que os resultados reforçam tanto o partido regional como a coligação federal de Merz.

"O bom resultado na Renânia do Norte-Vestefália é a recompensa pelo bom trabalho no terreno. Mas também representa um impulso para a coligação em Berlim", declarou à agência de notícias alemã dpa.

Já o primeiro-ministro do estado, Hendrik Wüst, também da CDU, expressou preocupação com o crescimento da AfD, que quase triplicou a percentagem de votos que tinha há cinco anos.

"Este resultado deve fazer-nos refletir e não nos permite dormir tranquilos, nem mesmo ao meu partido, que ganhou estas eleições de forma tão clara", sublinhou Wüst à cadeia pública ARD, considerando que avanço da AfD representa um problema para a coligação federal de Merz.

Por seu lado, os copresidentes do SPD, Bärbel Bas e Lars Klingbeil, expressaram a deceção com o resultado destas eleições estaduais. "É verdade que não conseguimos travar a tendência de queda", admitiu Bas em declarações à WDR.

"É claro que os resultados não me deixam feliz", afirmou depois das primeiras projeções, que colocavam o SPD com cerca de 22% dos votos em todo o estado federal.

O copresidente da AfD, Tino Chrupalla, classificou o resultado do partido como um sucesso, destacando que "as primeiras previsões sugerem que a AfD triplicou os seus votos".

"Este é um grande sucesso para nós. Parabéns a todos os nossos representantes eleitos, tanto os atuais como os novos. Somos um partido popular e todos temos uma grande responsabilidade para com a Alemanha", escreveu na rede social X.

Leia Também: Alemanha, França e Reino Unido pedem cessar-fogo "imediato" em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853596/cdu-de-merz-vence-na-renania-do-norte-vestfalia-mas-e-a-afd-cresce#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes