CDS reconhecido a Mendes e decide sobre segunda volta nos próximos dias
- 18/01/2026
"Deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento ao candidato que o CDS apoiou, doutor Luís Marques Mendes", afirmou o secretário-geral democrata-cristão, Pedro Morais Soares, numa declaração em vídeo enviada à Lusa.
O candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP, acrescentou, "fez uma campanha muito digna, com civismo, moderação, discutindo temas que interessam ao país e aos portugueses".
Morais Soares anunciou que o partido "vai reunir a sua comissão executiva e anunciar a sua posição para a segunda volta nos próximos dias".
O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje à noite que os sociais-democratas não emitirão nenhuma indicação de voto na segunda volta das eleições presidenciais, no dia 08 de fevereiro, que será disputada pelo vencedor da primeira volta, António José Seguro, apoiado pelo PS, e André Ventura, líder do Chega.
Na mensagem, o secretário-geral do CDS-PP destacou o aumento da participação eleitoral, "um sinal importante para a democracia e suas instituições".
As projeções das televisões para a abstenção nas eleições presidenciais de hoje indicam que deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%.
Morais Soares agradeceu também aos militantes e dirigentes do CDS que participaram na campanha de Marques Mendes.
"O CDS é um partido leal junto dos nossos aliados nos momentos fáceis e difíceis", afirmou.
Os dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração colocam António José Seguro em primeiro e André Ventura em segundo, seguidos de João Cotrim de Figueiredo e Henrique Gouveia e Melo, com Marques Mendes em quinto lugar nas eleições presidenciais de hoje.
Leia Também: AO MINUTO: Seguro à frente. Marques e Gouveia e Melo fora da 2.ª volta













