CCB homenageia Peter Brook no sábado com palestra e exibição de filme

  • 18/11/2025

A começar às 17:00, no Grande Auditório do CCB, a iniciativa é "uma homenagem ao legado de Peter Brook, um dos maiores mestres do teatro e do cinema do século XX", incluindo a participação do seu filho e colaborador próximo, acrescenta uma nota do CCB.

 

A iniciativa começa com uma palestra com Simon Brook, moderada pelo especialista e crítico Tiago Bartolomeu Costa.

Na conversa, Simon Brook "compartilhará histórias e perspetivas sobre o processo criativo do pai, a importância do seu legado artístico e o impacto desta obra monumental no contexto internacional do teatro e do cinema", acrescenta o CCB.

Às 19:00, será exibido o filme "Mahabharata", realizado por Peter Brook em 1989.

Autor de várias obras clássicas sobre teatro, como "O Espaço Vazio", Peter Brook dedicou a vida "em busca de uma linguagem teatral universal, enraizada na simplicidade e na verdade do gesto".

"Em 'Mahabharata', essa visão atinge seu ápice, transformando o vasto poema ancestral em uma obra poderosa e atemporal sobre guerra, dever, destino e humanidade", enfatiza o CCB.

Com entrada gratuita mediante levantamento prévio de ingressos na bilheteira, a iniciativa "é uma sessão que celebra o teatro, o cinema e o poder das narrativas universais".

Peter Brook nasceu, em Londres em 21 de março de 1925 e morreu, em Paris, em 02 de julho de 2022.

Começou a interessar-se por teatro enquanto estudante universitário, admitindo ter sido influenciado por dramaturgos como Bertolt Brecht e Antonin Artaud.

Peter Book propunha teatro de caracterização psicológicas das personagens de modo a dar "visibilidade" à alma humana.

Em 1970, Peter Brook fundou em Paris o Centro de Pesquisa Teatral, numa carreira marcada pela encenação de peças no circuito teatral do West End e da Broadway.

Encenador, dramaturgo, criador e diretor de ópera, Peter Brook iniciou a carreira no teatro com textos de Shakespeare na Royal Shakespeare Company, prosseguindo com textos de Jean Cocteau e Jean-Paul Sartre, entre outros, até à realização dos seus primeiros filmes.

Agraciado com dois prémios Tony Award pela melhor direção em teatro - em 1966, com a peça "Marat/Sade" e, em 1971, "A Midsummer Night's Dream" - Peter Brook foi distinguido, em 1991, com o grau de grande-oficial da Ordem Militar de Sant´Iago de Espada de Portugal.

Leia Também: "On Falling" de Laura Carreira nomeado para prémios de cinema europeu

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2890346/ccb-homenageia-peter-brook-no-sabado-com-palestra-e-exibicao-de-filme#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes