Cavaleiro do Chega filmou abusos a menores. Colega viu vídeos e denunciou

  • 23/12/2025

O cavaleiro e professor de equitação Rui Pedro Teixeira Moreira, que se encontra em prisão preventiva por abusar sexualmente de dois menores, seus alunos no Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, terá filmado os crimes.

 

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), que avança com a informação, Rui Pedro Moreira, de 22 anos, foi denunciado por um colega a quem emprestou o telemóvel.

O jovem, cuja idade não foi apurada, terá visto vídeos dos abusos contra dois rapazes, de 11 e 14 anos, e denunciou o colega, que foi também candidato do Chega em duas eleições autárquicas, às autoridades.

Revela ainda o JN que o cavaleiro, que treinava crianças entre os 6 e os 16 anos e acompanhava formandos em competições, é suspeito de ter cometido os crimes contra os dois alunos, entre abril e novembro deste ano, nos balneários da escola de equitação, na sua própria casa, para onde chegou a levar as crianças, e até durante uma prova no Norte do país.

Em alguns casos, acrescenta hoje o JN, Rui Pedro Moreira chegou mesmo a filmá-los. E foi essas imagens que terão sido, entretanto, entregues às autoridades por um "jovem praticante da modalidade", como revelou no dia 15 de dezembro a Polícia Judiciária (PJ) no único comunicado enviado sobre o caso às redações.

O Notícias ao Minuto entrou em contacto com a PJ para confirmar as informações dadas hoje pelo JN, que o cavaleiro tinha imagens "comprometedoras com as crianças no telemóvel pessoal", mas não foi possível, uma vez que o caso encontra-se ainda "em investigação".

Um dos dados que as autoridades estarão a tentar verificar é se há mais vítimas, além dos dois rapazes já identificados, uma vez que suspeitam disso.

Confrontado com a prova recolhida até ao momento, o cavaleiro não terá negado os factos pelos quais está indiciado.

Rui Pedro Moreira já terá lecionado noutra escola antes de ingressar no Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, pelo que agora os inspetores da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ estão desenvolver diligências para apurar a verdadeira dimensão dos crimes.

No dia em que a detenção do professor de equitação foi anunciada pela PJ,  ainda que este não tenha sido logo identificado, a direção do Centro Hípico Lebreiro de Azambuja garantiu, através de uma nota publicada nas redes sociais, que afastou Rui Pedro Moreira "de imediato", assim que lhe foi denunciada "a suspeita da prática de atos ilícitos" por parte deste, tendo dado igualmente "conhecimento às autoridades competentes".

Apesar disso, nas redes sociais da escola continuam a constar fotos de Rui Pedro Moreira, tal como notam muitos utilizadores:

Recorde-se que Rui Pedro Moreira foi detido em Alenquer, no distrito de Lisboa, onde vivia, no passado dia 12 de dezembro. Após ser presente a juiz, ficou presente a primeiro interrogatório judicial ficou sujeito à medida de coação mais grave, a de prisão preventiva.

Neste momento, encontra-se a cumprir a mesma no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Leia Também: Cavaleiro detido por pedofilia candidatou-se pelo Chega em 2 Autárquicas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2908859/cavaleiro-do-chega-filmou-abusos-a-menores-colega-viu-videos-e-denunciou#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes