Catorze países apelam a Israel para "cessar expansão de colonatos" na Cisjordânia

  • 24/12/2025

Paris, 24 dez 2025 - Catorze países condenaram hoje à noite a recente aprovação por Israel da construção de novos colonatos judaicos na Cisjordânia, instando o Governo israelita a reverter tal decisão e "cessar a expansão dos colonatos".

"Nós, representantes da Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Irlanda, Islândia, Japão, Malta, Países Baixos, Noruega e Reino Unido, condenamos a aprovação, pelo gabinete de segurança do Governo israelita, da criação de 19 novos colonatos na Cisjordânia ocupada", lê-se num comunicado conjunto divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

"Reiteramos a nossa clara oposição a qualquer forma de anexação, bem como ao fomento da política de colonatos", acrescentaram os 14 Estados no comunicado.

As autoridades israelitas anunciaram no domingo terem aprovado a construção de 19 colonatos na Cisjordânia, uma medida que visa, sustentam, "impedir a criação de um Estado palestiniano terrorista", num contexto de expansão dos colonatos desde o ataque de 07 de outubro de 2023 do movimento islamita palestiniano Hamas em território israelita, que desencadeou, horas depois, a guerra de Israel na Faixa de Gaza.

Na nota de imprensa, os países recordaram que a ação unilateral de construção dos colonatos constitui "uma violação do Direito Internacional".

"Esta ação faz perigar a aplicação do plano de paz para Gaza, mesmo com os esforços em curso para avançar para a segunda fase [deste plano], e prejudica as perspetivas de paz e segurança duradouras em toda a região", acrescentaram.

"Apelamos a Israel para que reverta esta decisão e cesse a expansão dos colonatos, em conformidade com a Resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU", escreveram, sublinhando que estão "determinados a apoiar o direito à autodeterminação dos palestinianos".

Estes países reiteraram o seu "compromisso inabalável com uma paz global, justa e duradoura, assente na solução dos dois Estados, em que dois Estados democráticos, Israel e Palestina, coexistam lado a lado em paz e segurança, dentro de fronteiras seguras e reconhecidas".

A expansão dos colonatos tem prosseguido durante todos os Governos israelitas, tanto de esquerda como de direita, desde 1967, e intensificou-se significativamente sob a gestão do atual executivo - uma coligação de direita e extrema-direita cujo primeiro-ministro é Benjamin Netanyahu -, em especial desde o início da guerra de Israel na Faixa de Gaza, em retaliação ao ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita.

Além de em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel, mais de meio milhão de israelitas vive atualmente na Cisjordânia, em colonatos que a ONU considera ilegais segundo o Direito Internacional, juntamente com cerca de três milhões de palestinianos.

ANC // MAG

Noticias Ao Minuto/Lusa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/ultima-hora/2909498/catorze-pases-apelam-a-israel-para-cessar-expanso-de-colonatos-na-cisjordnia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes