Catarina Martins critica Marcelo por promulgar "bar aberto à ilegalidade"

  • 27/12/2025

Catarina Martins fez estas críticas a Marcelo Rebelo de Sousa durante uma intervenção numa sessão sobre "emprego doméstico, trabalho com direitos", referindo-se a uma alteração ao Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, que foi promulgada em 03 de dezembro e entra em vigor no primeiro dia de 2026.

 

"Há já um Presidente da República que promulgou, em silêncio, o que não podia ter promulgado e o que não podia nunca ter ficado em silêncio. Entra em vigor, no dia 01 de janeiro, uma alteração legal que diz que, a partir de agora, um trabalhador pode ser declarado à Segurança Social só no momento em que começa a trabalhar", condenou.

Segundo a candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), esta alteração significa que "quando há uma inspeção para saber se alguém foi declarado ou não, pode sempre o empregador dizer que aqueles trabalhadores não estão declarados porque começam nesse dia e está a pôr, naquele dia, os papéis".

"Mesmo no caso improvável de um patrão ser apanhado com esta lei, que é bar aberto à ilegalidade de todos os trabalhadores, nascidos em Portugal ou noutro país qualquer, mesmo que isso aconteça, o patrão só é obrigado a reconhecer três meses, ao contrário do ano que era obrigado a reconhecer por inteiro", apontou.

Catarina Martins referiu que esta alteração aconteceu quando o primeiro-ministro, Luís Montenegro, fez "um discurso motivacional, a dizer que se as pessoas trabalharem muito, conseguem uma vida melhor".

"Esquecendo-se que está a tirar, neste momento, direitos a todas as pessoas que trabalham", acusou.

Nas palavras da eurodeputada e antiga líder do BE, mudar aquilo que não se pode aceitar "é ter uma Presidente da República que não promulga uma lei que ataca todos os trabalhadores, entre a Consoada e o Ano Novo, sem ter uma palavra, sem lhes dizer o que aí vem".

"E é isso que nós precisamos de fazer agora. E estas eleições presidenciais são sobre isso. Está a ser feito um assalto aos direitos e aos salários de todas as pessoas em Portugal. Esse assalto está a ser feito nas suas costas, às escondidas, sem nenhum debate", lamentou.

A campanha para a corrida a Belém, segundo Catarina Martins, "é sobre o equilíbrio do Estado de direito democrático".

"Sobre termos uma Presidente da República que não deixe que os direitos e o salário de quem trabalhe sejam assaltados assim, sem dizer água vai, entre o Natal e o Ano Novo, permitindo que toda a gente fique numa situação de desproteção em Portugal", assegurou.

Em 13 de novembro, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros que aprovou esta alteração, o ministro António Leitão Amaro referiu que o Governo pretendia acabar com a necessidade de transmissão de informações pelas empresas à Segurança Social, que a entidade já detenha.

O governante lamentou o "calvário de entrega recorrente de informação sobre as remunerações e a situação dos trabalhadores repetida, mas que continua a ter de ser feita regularmente".

Na nota que acompanhou o anúncio da promulgação desta alteração, publicada em 03 de dezembro no sítio oficial da Presidência da República, pode ler-se que "subsistem obrigações paralelas de comunicações de dados sobre trabalhadores, quer, por um lado, à Segurança Social, quer, por outro, às Finanças" e que Marcelo deu luz verde a este diploma "esperando que tal reforma venha a abranger tais duplicações".

Leia Também: Catarina Martins quer combate ao abandono no centro da atividade política

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2910348/catarina-martins-critica-marcelo-por-promulgar-bar-aberto-a-ilegalidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes