"Catarina e a Beleza de Matar Fascistas" estreia língua portuguesa no National Theatre

  • 28/01/2026

"'Wonderful news'! É a primeira vez que o National Theatre de Londres apresenta um espetáculo em língua portuguesa. O nosso 'Catarina e a Beleza de Matar Fascistas' estará no palco londrino em setembro próximo", escreveu nas redes sociais o dramaturgo, encenador e atual diretor do Festival de Avignon.

 

A temporada de 2026 do Teatro Nacional britânico inclui um "Misantropo", de Martin Crimp a partir de Molière, com Sandra Oh e direção de Indhu Rubasingham, e uma "Electra/Persona" com Cate Blanchett, Nina Hoss e Ella Lily Hyland sob direção de Benedict Andrews, entre muitas outras peças de relevo.

Antes de setembro, "Catarina e a Beleza de Matar Fascistas" continua por palcos portugueses, com passagens marcadas por Tavira, Águeda, Ourém, Vila Real e Ponta Delgada, só em março.

A peça teve estreia em setembro de 2020, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e mantém-se em cena desde então, acumulando prémios e representações em salas internacionais de espetáculo, nos diferentes continentes.

Em Roma, a sua estreia foi acompanhada de protestos de forças de extrema-direita, com um deputado do partido Irmãos de Itália (Fratelli d'Italia, agora no Governo), Federico Mollicone, a pedir que o espetáculo fosse retirado do cartaz.

A lista das digressões de Tiago Rodrigues para 2026 é tão extensa como em anos anteriores: "By Heart" está neste momento em Lyon, França, tendo já marcadas récitas em Atenas, Milão e Mougins.

"Coro dos Amantes" vai estar ainda esta semana em Le Creusot, para a semana em Mont-de-Marsan, antes de chegar a Sablé sur Sarthe, em março, e a Liège, em abril.

Entretanto, a peça tem atuações marcadas em Portugal até novembro por Sesimbra, Pombal, Mafra, Gouveia, Évora, Loulé e Águeda.

Com "La Distance", que se estreou em Avignon no ano passado, tem também previstas atuações em Dunquerque, Le Havre, Atenas, Milão, Grasse, Istres, Aix-en-Provence e Poznan, enquanto "No Yogurt for The Dead" passa em junho por Bruxelas, Antuérpia e Paris.

"Hécuba, não Hécuba" vai estar em cena em Paris entre o final de março e 17 de abril.

Já "Entrelinhas" vai fazer parte do Festival Y#22, na Covilhã, em maio, antes de também passar pela fundação Lapa do Lobo, no mesmo mês.

Leia Também: Comédia sobre Sócrates retrata "portugalidade" e afasta leitura política

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2927949/catarina-e-a-beleza-de-matar-fascistas-estreia-lingua-portuguesa-no-national-theatre#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes