Castigo de Prestianni e multas. Benfica é o mais 'castigado' após o dérbi
- 11/12/2025
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na noite desta quinta-feira, os castigos dos encontros referentes à 13.ª jornada da I Liga. Do mapa de castigos constam as multas do dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, que terminou com uma igualdade (1-1) no Estádio da Luz, na passada sexta-feira.
Ao todo, o dérbi valeu multas de quase 50 mil euros aos dois rivais. De acordo com o mapa de castigos, os encarnados foram os mais penalizados, com o total das multas recebidas a chegarem perto dos 35 mil euros, ao passo que o Sporting terá de pagar cerca de 12 mil euros de multas.
No que diz respeito ao clube da Luz, as águias foram multadas, entre outros aspetos, pela presença de elementos sem credenciação no banco, como foram os casos de Bruno Sá e de Mário Branco, atrasos no arranque e no reinício da partida, arremesso de artefatos pirotécnicos e de duas garrafas de plástico "sem tampa, com líquido dentro" que atingiram o sportinguista Maxi Araújo "sem provocar qualquer ferimento". No total, o valor atingiu 34.984 euros.
Do lado do clube de Alvalade, a coima é mais suave. O Sporting foi multado pelo atraso no início e reinício do jogo e pelo "comportamento incorreto do público", devido aos cânticos registados durante a segunda parte no Estádio da Luz. No total, os leões foram punidos em 12.085 euros.
Gianluca Prestianni com um jogo de castigo.
Gianluca Prestianni vai ficar suspenso por um jogo depois de ter sido expulso no dérbi, frente ao Sporting. A informação consta do mapa de castigos.
Lançado aos 81 minutos do dérbi, o internacional pela Argentina esteve 11 minutos em campo no duelo diante do Sporting. O argentino foi expulso após uma entrada imprudente sobre Geny Catamo. Numa primeira ocasião, António Nobre mostrou-lhe cartão amarelo, mas depois de rever o lance no VAR, mudou a cor do cartão para vermelho.
Desta forma, Gianluca Prestianni vai falhar o duelo com o Moreirense, da 14.ª jornada do campeonato português que acontece já no próximo domingo, mas poderá ser opção para o jogo com o Farense, da Taça de Portugal.
A cumprir a terceira época no Benfica, o extremo argentino leva dois golos e uma assistência em seis jogos com a camisola encarnada.















